Alimentos que combatem as rugas e a flacidez da pele

envelhecimento da pele

É claro que fazemos qualquer esforço para nos mantermos jovens e bonitas mas, nem tudo é sofrimento no mundo da beleza feminina, comer certos alimentos que combatem as rugas e a flacidez da pele,  pode se tornar um verdadeiro prazer! Sabemos que alguns nutrientes nos fazem muito bem à saúde, o que também sabemos mas nem sempre levamos muito a sério, é que certos alimentos também nos fazem muito bem à beleza. Comer bem e praticar exercícios pode ser a perfeita combinação entre,  saúde do corpo e beleza da pele. Os antioxidantes contidos nas frutas e verduras controlam os radicais livres e a vitamina C é um potente regenerador das células, enquanto que, nada como uma bela caminhada para enrijecer os músculos. Mas quais serão os alimentos  que podem nos oferecer tais nutrientes?

Conheça alguns alimentos essenciais que combatem o envelhecimento da pele e não perca tempo em acrescentá-los à sua dieta.

Alimentos que combatem as rugas e a flacidez da pele

envelhecimento da pele

Alguns dos alimentos mais úteis no combate ao envelhecimento da pele podem surpreender tamanha a sua simplicidade. Ou seja, alguns desses alimentos podem ser consumidos diariamente por serem baratos e fáceis de serem encontrados. Observe alguns deles:

  • Tomate: O tomate é rico em um nutriente conhecido como licopeno. Esse nutriente pode ser melhor absorvido quando o tomate é cozido para acompanhar massas. Sua principal função sobre as células é a de neutralização dos radicais livres e potencialização do sistema imunológico.
  • Cenoura: As cenouras são legumes ricos em betacaroteno. Esse nutriente também age sobre os radicias livres, principais responsáveis pelo envelhecimento da pele. Mas as cenouras também  controlam a oleosidade dos poros e é eficiente na cicatrização de lesões e ferimentos. A vitamina A contida neste legume se responsabiliza por  cumprir esta função.
  • Pepino: O pepino é rico em água e vitamina B. Muito importante para a manutenção dos olhos, boca, fígado, nervos e cabelos.
  • Peixes e castanhas: Os peixes são fornecedores de uma substância oleosa conhecida como Ômega 3. Esse óleo é responsável pela saúde do corpo e beleza da pele. A pele se torna mais hidratada a partir do Ômega 3, conferindo beleza e hidratação. Você poderá se beneficiar deste nutriente alimentando-se de peixes como salmão, atum e castanhas do pará.
  • Iogurtes: Os iogurtes favorecem o equilíbrio da flora intestinal e com isso livram a pele de infecções, cravos e espinhas que tendem a surgir a partir de problemas originados no intestino. É considerado alimento probiótico pois possui micro-organismos vivos.
  • Chá verde: O chá verde pode ser uma importante fonte de vitamina C e flavonoides. A vitamina C atua sobre os radicais livres, estimula a produção de colágeno e é cicatrizante. Já os flavonoides são antioxidantes e anti-inflamatórios.
  • Chocolate: O chocolate é fornecedor de flavonoides que atuam fortemente sobre a contenção dos radicais livres, impedindo assim, que as células se oxidem e se degenerem. novas pesquisas descobriram ainda que o cacau é muito potente contra a hipertensão arterial e câncer. Prefira o chocolate meio amargo se pretende absorver melhor seus benefícios.
  • Vinho tinto: O vinho tinto possui uma substância chamada resveratrol. Essa substância atua sobre as células como um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, prevenindo diversos tipos de câncer e também o câncer de pele. Você poderá optar pelo suco de uva orgânico para evitar a bebida alcoólica.
  • Verduras: As verduras atuam sobre o intestino favorecendo o seu bom funcionamento e também fornecem vitamina E. A vitamina E é antioxidante. As verduras podem ser consumidas diariamente em deliciosas saladas, de preferência cruas.

Maus hábitos que envelhecem a pele

fumo

Mas de nada irá valer adicionar tais alimentos à sua dieta, se continuar mantendo hábitos que envelhecem a pele, tais como:

  • Fumo;
  • Bebida alcoólica;
  • Exposição direta ao sol;
  • Excesso de exercícios;
  • Emagrecer e engordar diversas vezes.

Escolha os alimentos pela cor

Você poderá ler os nutrientes contidos nos alimentos a partir da coloração apresentada na casca dos alimentos e suas folhas.

  • Verdes: Vitamina E
  • Vermelhos: Licopeno
  • Laranjas e amarelos: Betacaroteno

Com todas essas dicas você poderá criar cardápios saudáveis e muito gostosos para serem apreciados no seu dia a dia. Se você trabalha e come fora, prefira restaurantes de comidas naturais ou orgânicas para aproveitar ao máximo todas as proteínas dos  alimentos.

 

 

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