Bichectomia: Como funciona a cirurgia? Tem riscos? Pode envelhecer?

bichectomia

O Brasil é um dos países onde mais se fazem procedimentos e cirurgias estéticas, e a bichectomia é uma das mais populares atualmente.

Isso acontece principalmente quando um procedimento é realizado por famosos, que são vistos com uma aparência diferente e considerada mais bonita, criando desejo de mudança nas pessoas.

No artigo de hoje vamos falar da bichectomia, explicar como essa cirurgia é feita, quanto custa e quais os resultados esperados, além de esclarecer as principais dúvidas que você pode ter sobre o assunto.

O que é a bichectomia?

A bichectomia é uma cirurgia estética feita para remover a bola de Bichat, que é uma bola de gordura localizada dentro da bochecha. Esse procedimento também pode ser chamado de lipoplastia facial.

Como funciona essa cirurgia?

bichectomia

A bichectomia é uma cirurgia bem simples e rápida (dura cerca de 1 hora), onde o cirurgião faz um pequeno corte por dentro da boca e retira uma bola de gordura na região da bochecha, que é conhecida como a bola de Bichat.

Com a extração dessa bola de gordura, o resultado é um rosto mais fino e contornado, com as bochechas menos volumosas e as “maçãs” mais protuberantes.

Existem riscos? Quais são eles?

Como toda cirurgia, a bichectomia também oferece riscos, especialmente se atingir o nervo facial, o que pode causar paralisia irreversível, assimetria e deformações. Os outros possíveis riscos da bichectomia são:

  • Sangramento.
  • Infecção.
  • Má cicatrização de incisões.
  • Hematoma.
  • Riscos de anestesia (que pode ser local ou geral).
  • Acúmulo de fluido.
  • Dormência ou outras alterações na sensação.
  • Inchaço prolongado.
  • Fraqueza muscular temporária ou permanente.
  • Lesão a um duto salivar.
  • Trombose venosa profunda, causando complicações cardíacas e pulmonares.
  • Possibilidade de cirurgia revisional.
  • Dor persistente

Mas apesar disso tudo, esse é considerado um procedimento simples.

Vamos falar do risco de envelhecimento do rosto a seguir.

Quanto custa?

O valor da bichectomia pode variar bastante, de acordo com a sua localização geográfica, o profissional que você escolher, além de taxas como custos de instalações hospitalares ou cirúrgicas, taxas de anestesia, prescrições para medicação, exames médicos e de imagem, entre outros. Mas de forma geral é uma cirurgia barata.

Apesar de a bichectomia ser uma cirurgia plástica, não é feita só por cirurgiões plásticos, mas também por profissionais das áreas de Dermatologia, Cirurgia Craniomaxilofacial ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço e os Cirurgiões-Dentistas, desde que sejam qualificados para esse procedimento.

É importante pesquisar bastante, mas não indicamos escolher o seu profissional pelo preço e sim pela experiência dele, dando prioridade para cirurgiões indicados ou de sua confiança.

Bichectomia envelhece?

Alguns profissionais indicam que existe o risco de a bichectomia causar o envelhecimento facial, porque com a retirada dessa bola de gordura, a perda de tecido adiposo que acontece naturalmente com a idade pode deixar o rosto de quem fez a cirurgia com um aspecto mais “chupado”.

Existe também uma linha que defende que a bola de Bichat seja responsável pela sustentação do rosto. Essa teoria é sustentada pelo fato de a bola ir diminuindo com a idade, quando observamos bebês mais bochechudos por causa de bolas de Bichat maiores, e pessoas mais velhas com o rosto mais fino por conta da diminuição delas, e a conseqüente sustentação do rosto.

É importante dizer também que alguns especialistas não concordam com essas teorias e dizem que a bichectomia não envelhece. Por isso, vale a pena conversar com o seu médico.

Para que você entenda melhor, recomendamos que você veja o vídeo da blogueira Joyce Kitamura falando sobre a bichectomia:

Cuidados pós bichectomia

A recuperação da bichectomia costuma ser rápida (cerca de 14 dias), mas exige alguns cuidados, como os que vamos citar a seguir:

Nos dois primeiros dias a alimentação deve ser líquida, para não forçar os músculos durante a mastigação. No terceiro dia a alimentação passa a ser fria e leve.

É indicado evitar a exposição ao sol e o esforço físico durante os 3 primeiros dias após a cirurgia.

É indicado fazer uma compressa com gelo nos dois primeiros dias, para evitar que o rosto fique muito inchado (é esperado um inchaço e alguns hematomas).

Bichectomia tira as covinhas?

Não. Especialistas explicam que as covinhas são resultado de movimentos musculares, que não são alterados durante a bichectomia.

Na pesquisa para fazer esse texto, vimos fotos do antes e depois de algumas pessoas que tinham a covinha e pudemos confirmar que essa característica se manteve depois da cirurgia.

Homens podem fazer?

Apesar de as mulheres procurarem mais os procedimentos estéticos, os homens também estão fazendo a bichectomia, especialmente para deixar o maxilar mais marcado.

Antes e depois da bichectomia

Selecionamos fotos de antes e depois de alguns famosos para que você possa ver o resultado dessa cirurgia no caso dessas pessoas.

antes e depois bichetomia cirurgia bochechaantes e depoisantes e depois bichetomia famosasantes e depois bichetomiaantes e depois bichetomia famosasantes e depois bichetomiaantes e depois bichetomia

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *