Biotina: Quais os benefícios? Para o cabelo, para as unhas… Biotina engorda?

biotina

Se você sempre está em busca de soluções estéticas e saudáveis para o seu corpo, provavelmente já ouviu falar de biotina. Essa vitamina é muito utilizada em diversos produtos e suplementos alimentares pelo poder que ela tem em solucionar alguns problemas típicos da saúde e beleza feminina, como fortalecimento das unhas e cabelos.

Nos tópicos a seguir você vai entender, de uma vez por todas, o que é a biotina, para que ela serve, os benefícios dessa vitamina e como encontrá-la. Veja!

O que é a biotina?

A biotina é uma vitamina presente no incrível complexo B. Ela também pode ser chamada de vitamina B7 ou H, uma nova letra dada a essa substância muito importante para o fortalecimento de áreas essenciais do corpo humano.

A biotina é fabricada no próprio organismo na parte do intestino pelas bactérias que vivem nesse órgão. Ela também pode ser adquirida por meio da alimentação e do uso de suplementos alimentares. Ela é uma vitamina hidrossolúvel e essa qualidade faz dela ainda mais importante para o corpo humano.

biotina unhas

Quais os benefícios?

São dezenas os benefícios que a biotina traz para o corpo humano. Os mais comuns e mais falados têm relação com o fortalecimento dos fios de cabelo, das unhas, da pele, o que gera mais brilho, mais força, mais saúde para a pessoa que tem um nível de biotina regular no organismo.

Só que não é apenas isso que a biotina faz de bem para o ser humano. Ela regula os níveis de açúcar no sangue, diminui o colesterol e os vilões triglicérides, melhora o funcionamento do metabolismo, repara algumas células e tecidos, como a medula óssea e as do sistema nervoso, além de auxiliar na perda de peso e no aumento de massa muscular.

Claro que esses benefícios dependem de outras ações. A biotina sozinha não consegue resolver os problemas de saúde e de estética de uma pessoa, mas é uma grande aliada a ajudar nesses quesitos descritos no parágrafo acima.

A falta de biotina no corpo humano pode trazer graves problemas, porém é muito difícil que isso ocorra, porque as bactérias do intestino produzem a quantidade suficiente para uma vida saudável. Sem sequer a necessidade de suplementação. As pessoas fazem uso de suplementos para ter mais biotina e conseguir melhores benefícios.

Porém, em casos isolados, pode ser que uma pessoa tenha deficiência de biotina. Isso pode causar problemas neurológicos, como a letargia, a depressão e, até mesmo, alucinações. Queda de cabelo, problemas na pele e conjuntivite também são sintomas da falta dessa vitamina.

Biotina para cabelo

biotina para o cabelo

Existem vários suplementos alimentares com base em biotina que são usados para melhorar o brilho dos fios, fortalecer o cabelo e evitar a queda. Alguns até prometem a cura da calvície, mas isso não é comprovado cientificamente.

Entre os produtos que usam a biotina como elemento principal, um dos mais famosos é o Pill Food, que tem como funcionalidade exatamente melhorar e fortalecer cabelos, peles e unhas.

Você também pode adquirir mais biotina para o seu corpo e cabelos através da alimentação rica em vitamina B7.

Biotina manipulada

Algumas farmácias de manipulação fazem e vendem compostos com base em biotina para quem deseja ou precisa tomá-la como suplementação alimentar. É bom não exagerar também na quantidade. Uma ou duas cápsulas por dia são mais do que suficientes, mais do que isso podem ocorrer reações adversas.

Engorda?

Vários boatos espalhados pela internet dizem que o uso de biotina por meio de suplementação pode engordar, é uma mentira deslavada. Na verdade, o que ocorre é o contrário. A biotina elimina os triglicerídeos, o colesterol, o açúcar, acelera o metabolismo e isso faz as pessoas perderem peso, não o contrário.

Alimentos com biotina

Se você não quer tomar suplementos com biotina, pode adquiri-la a partir da alimentação. Produtos como gema de ovo, leite, peixes, fígado de boi, soja, nozes, arroz integral, batata, banana, brócolis e espinafre possuem quantidades relevantes da vitamina B7.

A clara de ovo tem substâncias que podem diminuir a quantidade de biotina no seu corpo, por isso tome cuidado com esse alimento.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre o uso da biotina, deixe o seu comentário aqui embaixo!

0 Compart.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *