Bromidrose: O que é? Esse problema tem cura? Descubra aqui!

bromidrose axilar

A bromidrose não é bem uma doença, ou um problema de saúde, mas é um contratempo muito comum a todas as pessoas, principalmente quando elas esquecem de fazer atividades básicas de higiene durante o dia.

Neste texto, você vai entender o que é a bromidrose, como ela ocorre, porque ela gera tanto desconforto e como você pode tratá-la da maneira correta. Confira!

O que é a bromidrose?

Apesar do nome complicado, a bromidrose é algo que ocorre com todos os seres humanos que vivem no planeta Terra, ou seja, todo mundo tem. Ela é uma condição causada naturalmente pelo corpo, quando ele expele por meio do suor a água, alguns sais minerais, restos de células mortas e do metabolismo.

Essa eliminação fica exposta à atuação de fungos e bactérias, ainda mais quando ela ocorre em meio ao calor, à umidade e à falta de luz. Tudo isso vai gerar um líquido com um odor bem forte e ruim, o famoso suor.

A bromidrose nada mais é do que esse odor causado pelo suor em áreas específicas do corpo que sofrem com a atuação de bactérias e fungos, como as axilas, os pés, a virilha e os mamilos.

Popularmente falando, a bromidrose é o cê-cê das axilas, ou o chulé dos pés. Algo completamente comum e normal, que todos tem ou já tiveram alguma vez na vida.

Bromidrose axilar

Se você tem vergonha ou acha feia a palavra cê-cê, que tal utilizar o termo bromidrose axilar. Muito mais bonito, não é mesmo? Nem parece que é algo tão simples e tão comum assim aos seres humanos.

Bromidrose axilar é o nome científico ou médico dado ao cê-cê. E ele acontece exatamente por conta da mistura do suor (água + sais minerais) com células mortas que atiçam a atuação de bactérias e fungos, principalmente no calor, na umidade e na falta de luz.

Para se livrar da bromidrose axilar é muito simples. Basta tomar um bom banho, passar aquele sabonete nas axilas e depois colocar algum tipo de desodorante ou antitranspirante que vai fazer você se livrar desse odor maligno.

Muitas pessoas não gostam de usar os desodorantes tradicionais, porque eles aumentam a bromidrose axilar e fazem com que seja cada vez mais necessário utilizá-los. Para isso, existem opções caseiras e simples de serem feitas. Como o suco de limão com bicarbonato de sódio, por exemplo. Ele retira o odor, ataca as bactérias e fungos e te mantém com bons cheiros por algumas horas.

bromidrose plantar

Bromidrose plantar

Outro nome bonito para definir um problema corriqueiro em muitas pessoas que usam calçados fechados demais por muito tempo, ou estão em áreas de excessivo calor que nem mesmo um chinelo de dedo consegue disfarçar o odor.

A bromidrose plantar é o famigerado chulé. Para tratá-lo é preciso investir em uma higiene bem feita nos pés, lavar entre os dedos, secar muito bem antes de calçar qualquer coisa, seja chinelo ou sapatilha, além de usar alguns desodorantes e talcos específicos para eliminar esse odor ruim.

O ideal também é que, de tempos em tempos, você lave os seus sapatos, deixe-os no sol para eliminar as bactérias e fungos que já estão dentro deles. Assim, você evita que aquele sapato em específico sempre tenha chulé quando você o utilizá-lo.

O suor, a falta de limpeza e o fato de não secar direito os pés são as principais causas da bromidrose plantar.

Tratamento

Não existe tratamento para chulé ou cê-cê, você vai precisar criar hábitos higiênicos, usar meias de algodão, deixar os sapatos e chinelos em locais ventilados, secar muito bem os dedos e as axilas, passar os desodorantes, enfim, tudo isso que todo mundo tem que fazer para evitar esses problemas.

Caso você tenha suor excessivo, aí sim é um problema de saúde chamado sudorese. Para isso, em específico, é feito um tratamento até com cirurgia para diminuir a quantidade de suor que sai do corpo do paciente.

No mais, se o seu problema for apenas a bromidrose, basta agir com bom senso, de forma consciente, com muita higiene.

Desodorante para bromidrose

São vários os tipos de desodorantes que você pode usar. Qualquer um desses vendidos em supermercados, os naturais, os caseiros, talcos para pés e outros. Precisa os antitranspirantes e também sabonetes antissépticos que ajudam a eliminar esses fungos e bactérias.

bromidrose desodorante

Tem cura?

Bromidrose não é uma doença, todo mundo tem. Basta manter os hábitos de higiene que você não vai sentir o odor causado pelo chulé e pelo cê-cê. Mas caso você sinta que isso acontece em excesso com você, o ideal é procurar um médico para que ele possa indicar algum tratamento mais adequado e focado na resolução dos seus problemas.

Quais são as causas?

As causas da bromidrose são a falta de higiene nas axilas, pés e virilha, além do calor, da umidade e da falta de luz nessas partes específicas do corpo humano.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida a respeito da bromidrose, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *