Cicatriz de cesárea: Como é? Ela some? Quais os cuidados eu devo ter com a cicatriz?

cicatriz de cesarea

Quando uma mulher fica grávida, ela precisa pensar em várias coisas, como o nome do bebê, como vai ser a decoração do quartinho, quem vão ser os padrinhos, a cor do enxoval, e vários outros detalhes, mas provavelmente o tipo de parto está entre as decisões mais complicadas.

O parto humanizado está na moda e oferece muitos benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, mas muitas mulheres têm medo da dor do parto, e outras não podem passar por esse procedimento por questões de saúde ou para evitar problemas para o bebê, e nesse caso, a cesárea é a opção que traz outra preocupação: a cicatriz.

No artigo de hoje vamos falar de cada tipo de cicatriz de cesárea, como eliminar e cuidar e responder se ela some ou não.

Como é a cicatriz de cesárea?

cicatriz de parto

A cicatriz de cesárea tem entre 10 e 20 centímetros e fica logo acima dos pelos púbicos, facilitando esconder com a calcinha do biquíni.

Quanto tempo dura? Ela some?

A cicatriz de cesárea nunca desaparece (assim como outras cicatrizes), porque é uma resposta do organismo a uma agressão sofrida, afinal de contas,  7 camadas de tecido são cortadas para a cesárea.

Algumas pessoas têm a cicatrização melhor que outras, e independente dos cuidados, isso faz com que a cicatriz de cesárea fique mais discreta.

Quanto tempo dura a recuperação?

A cicatrização completa da cesárea pode levar de 6 meses a 1 ano, porque a cesárea abre todas as sete camadas de tecidos até o útero, e todas essas camadas precisam cicatrizar e se recuperar.

Contudo, segundo as orientações dos médicos, o período de resguardo deve ser de 40 dias para que a mulher volte à sua rotina.

Minha cicatriz está escura, o que fazer?

Os médicos aconselham evitar a exposição ao sol pelo menos nos 6 primeiros meses após o parto, e sempre com o uso de filtro solar de pelo menos FPS 15, não só nas mulheres com pele clara, mas especialmente nas morenas, mulatas e orientais, que podem ficar com a cicatriz de cesárea escura se esta for exposta precocemente ao sol.

E se ela estiver vermelha?

cicatriz vermelha

Existe uma diferença entre a cicatriz de cesárea vermelha e com vermelhidão. É comum que ela fique vermelha, mas caso note uma vermelhidão ao redor dos pontos, é preciso procurar um médico, especialmente se estiver acompanhada de ardência ou outros sintomas como dor, inchaço, enrijecimento, mau cheiro, quentura local ou secreção.

Como cuidar?

É comum que a cicatriz de cesárea fique avermelhada nos primeiros dias, mas alguns cuidados são necessários para não inflamar os pontos e cicatrizar com mais facilidade:

  • A cicatriz deve ser bem higienizada, com água e sabonete neutro, e enxugada com uma toalha limpa;
  • O sol deve ser rigorosamente evitado;
  • A alimentação deve ser equilibrada para fornecer à pele os nutrientes necessários a uma boa cicatrização;
  • Manter a cicatriz bem hidratada;
  • A mulher deve fazer repouso e tomar cuidado para não gerar tensão na região do corte;
  • Não utilize cremes ou pomadas na cicatrização sem recomendação médica;
  • Use calcinha de cós alto, para proteger a área;
  • Evite coçar a cicatriz, para evitar que os pontos se abram ou irrite;
  • Depois de cicatrizada, é indicado usar tiras de silicone (micropore) sobre a cicatriz por cerca de 3 meses, para evitar a cicatriz hipertrófica e quelóides.

Como eliminar cicatriz de cesárea?

Como falamos, a cicatriz de cesárea é permanente e não pode ser eliminada, mas com os cuidados que citamos anteriormente você pode fazer com que o aspecto dela fique mais bonito.

Produtos que podem ser usados na região

Como falamos, não é recomendado usar nenhum tipo de produto na cicatriz de cesárea sem a indicação médica, inclusive hidratantes ou pomadas cicatrizantes.

Se você tem tendência a complicações na cicatrização, como a quelóide, por exemplo, é preciso conversar com seu médico, para que ele indique uma pomada com corticóides, fita de silicone rica em óleo vegetal para hidratar a área ou algum medicamento por via oral, de acordo com o seu caso.

O uso de produtos para clarear a cicatriz de cesárea também deve ser evitado sem a indicação médica, que também deve ser usada no período indicado.

 

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *