Home » Beleza » Como classificar a acne ou espinhas

Como classificar a acne ou espinhas


A acne é considerada uma doença dermatológica bastante comum associada à produção dos hormônios sexuais masculinos (testosterona). Ela afeta as glândulas pilossebáceas que passam a produzir uma quantidade maior de secreção gordurosa que chega ate a superfície da pele. Quando ocorre de esta secreção não conseguir ultrapassar a abertura do poro, ela se acumula nas bordas dos poros formando comedões abertos (cravos pretos) que oxidam e escurecem em contato com o ar, ou, comedões fechados (cravos brancos). O acúmulo dessa substância retida pela obstrução dos folículos pilosos favorece a infecção por bactérias, especialmente pela Propionibacterium acnes. A região se torna inflamada e dolorosa.

A acne não é contagiosa, mas a bactéria pode se espalhar por outros poros e contaminar outras regiões do rosto e do corpo se não estiver sob cuidados higiênicos adequados, ou seja, se a unha cutucar uma acne e em seguida, sem lavar, cutucar outra, transmitirá a contaminação. O mesmo se dá com utensílios, agulhas e equipamentos utilizados para o procedimento de limpeza de pele. Por isso faz bem usar produtos descartáveis como agulhas, que as vezes entram em contato com a região infeccionada.

A doença se manifesta mais na puberdade, adolescência e nos adultos jovens. Nas mulheres, pode persistir por mais tempo e é chamada acne da mulher adulta. Nesses casos, as lesões se instalam especialmente na região da mandíbula e podem estar correlacionadas com o ciclo menstrual. Nos homens, os quadros costumam ser mais graves e, sem tratamento, podem estender-se por décadas.

Como classificar a acne ou espinhas

espinhas

De acordo com os diferentes tipos e gravidade das lesões, a acne pode ser classificada em:

 Acne grau I (comedônica): comedões abertos e fechados sem sinais inflamatórios;
 Acne grau II (pápulo-pustulosa): comedões, pápulas vermelhas e inflamadas e pústulas (espinhas) com pus;
 Acne grau III (nódulo-cística): aparecimento de cistos, ou seja, de lesões mais profundas, inflamadas e dolorosas;
 Acne grau IV (conglobata): nódulos, abcessos e cistos purulentos, muito inflamados e intercomunicantes. Essa forma da doença pode conferir ao portador aspecto desfigurante;
 Acne grau V (fulminans): forma rara que provoca queda do estado geral do paciente e exige internação hospitalar.

Causas e fatores de risco para o surgimento da acne

Acne é uma doença multifatorial. Hereditariedade, predisposição genética, alterações na produção dos hormônios sexuais, infecção por bactérias e até o estresse emocional são considerados fatores de risco para a manifestação da moléstia ou agravamento do quadro. Embora não haja estudos comprovando a correlação entre a dieta e o aparecimento das lesões, se o paciente notar que certos alimentos gordurosos (chocolate, frituras, nozes, amendoins, por exemplo) pioram as crises, deve excluí-los da dieta habitual.

Pessoas com pele oleosa devem evitar  também,o uso de produtos de maquiagem, loções e hidratantes gordurosos.

Sintomas da acne

As lesões da acne surgem mais na região da face, ombros, peito e costas. Elas variam de intensidade de acordo com o tipo de pele e predisposição para a enfermidade. Dor, coceira e irritação nas áreas afetadas são sintomas da doença. Além desses, por causa da aparência que as lesões conferem aos portadores, além das cicatrizes que podem permanecer na pele por anos, podem surgir problemas emocionais, de sociabilidade e comprometimento da autoestima.

Lesões mais graves, como aquelas por contaminação ou, causadas pela manipulação inadequada das feridas pelos próprios pacientes, podem ser responsáveis pelo aparecimento de cicatrizes difíceis de serem reparadas. Nestes casos somente alguns tipos de peeling podem amenizar o problema.

Diagnóstico  da acne

O diagnóstico clínico da acne considera a presença de comedões, o aspecto das lesões e a história do paciente. É sempre importante estabelecer o diagnóstico diferencial com outras doenças que causam pápulas e pústulas para orientar o tratamento específico para acne.

Tratamento da acne

O tratamento tem como referência o tipo e a gravidade das lesões e deve ser mantido até seu desaparecimento completo. Nos casos mais leves, pode ser suficiente a aplicação local de medicamentos (tretinoína/ácido retinoico, peróxido de benzoíla) para desobstruir os folículos pilosos, controlar a oleosidade e impedir o desenvolvimento de bactérias.

Os antibióticos por via oral ou tópica ou, ainda, sob a forma de injeções no interior das lesões representam uma opção terapêutica para os casos de acne inflamatória e purulenta. Limpeza da pele para remover os comedões abertos e fechados só faz sentido se fizer parte do tratamento da acne prescrito por um dermatologista. Peelings químicos, microdermoabrasão e laser são outros métodos terapêuticos indicados para o tratamento da acne.

O que são comedões?

Comedões são anormalidades na queratinização do folículo piloso, que fica obstruído, seja por células, por queratina ou sebo, formando cravos pretos ou brancos no rosto.

O que são pápulas?

Pápula é um tipo de lesão que acontece na pele, normalmente menor que um centímetro de diâmetro, e é caracterizada por mudanças na cor e na textura da pele. Frequentemente elas podem se agrupar e gerar uma erupção cutânea.

O que é pústula?

Pústula é uma pequena elevação da epiderme, a camada mais externa da pele, contendo fluido turvo ou purulento (com pus). São acnes.


Sobre Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Tenho 37 anos, sou casada há 20 e, me tornei mãe de 3 filhos. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Neste site compartilho informações sobre beleza, dicas e cuidados. Pra falar comigo entre em contato através do e-mail ou redes sociais.

2 comentários

  1. ola meu nome è Nino tenho 20 anos sofro dessa doença desde aos 16 anos..por favor peço ajuda como combater essas espinhas dolorosas e irritantes.

  2. Valeu pelas dicas!! Afinal conhecimento sobre o problema sempre é bom!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

Peelings.com.br
Cadastro para Clínicas e Profissionais
Cadastre a sua clínica de dermatologia. É GRÁTIS! Adicione na mensagem telefone e endereço.
OBRIGADO! Em breve estará em nosso site.
Peelings.com.br
Fale conosco
Envie sua mensagem, entraremos em contato o mais rápido possível.
OBRIGADO! Por sua mensagem.
Baixe grátis o E-book
10 sucos que rejuvenescem a pele
  Nós odiamos spam e nunca vamos compartilhar seus detalhes.