Como eliminar cravos do nariz, boca, testa usando receitas caseiras! Veja tratamentos e como evitar

como remover cravos

Os cravos e espinhas são considerados lesões provocados pela doença de pele chamada acne. Estes surgem quando há uma obstrução dos poros da pele. A obstrução dos poros podem surgir, entre vários motivos, com o uso de produtos oleosos, alimentação, excesso de hormônios e até mesmo alguns tipos de remédios e são popularmente conhecidos como cravos.

E se você chegou até aqui é porque provavelmente está se incomodando com o surgimento de cravos e quer saber como solucionar o problema, certo? Então continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre o assunto!

Tipos de cravos

A acne não inflamatória ou acne de grau 1 é caracterizada pela formação somente de cravos ou comedões, como também são chamados. Os cravos podem ser abertos (que são os cravos pretos) e/ou fechados (que são os cravos brancos).

Como evitar o surgimento deles?

cravos no nariz

Não existe fórmula que evita o aparecimento dos cravos permanentemente, mas, alguns cuidados diários são essenciais para evitá-los.

  • Evitar produtos que contenham óleos em suas fórmulas, como, protetor solar, maquiagem, pois ajudará no desenvolvimento dos cravos.
  • Não deve-se lavar o rosto excessivamente com produtos específicos para oleosidade, pois, o ressecamento causado pela lavagem exagerada, além de irritar a pele, poderá estimular ainda mais a oleosidade.
  • Não manipular os cravos, pois, estes podem inflamar e causar cicatrizes.
  • Usar protetor solar específico para a pele, que não contenha óleos.
  • Evitar exposição ao sol, pois, este estimula a oleosidade, facilitando o aparecimento dos cravos.

Tratamento para remover cravos

Não há tratamentos que resolva problemas com cravos de um dia para outro. A persistência aliada a cuidados diários e tratamentos prescritos pelo dermatologista é o que fará do tratamento um sucesso.

  • Limpeza de pele: A limpeza de pele limpa os poros, impedindo que impurezas se acumulem. Desde que executada corretamente, traz ótimos resultados na remoção dos cravos, além de prevenir o aparecimento de espinhas. Existem diversas receitas de limpeza de pele em casa que você pode fazer hoje mesmo.
  • Esfoliantes: os esfoliantes em gel ou sabonetes, podem ser utilizados apenas 2 ou 3 vezes na semanas para renovar as células.
  • Produtos adstringentes: podem ser comprados ou manipulados e são desenvolvidos especialmente para promover a limpeza da pele, desobstruindo os poros. O resultado é eficaz.
  • Medicamentos localizados e orais: os medicamentos de uso local, seja, em forma de gel, creme ou loção, regulam a oleosidade da pele e desobstrui os poros. Os de uso orais diminuem as bactérias e também possuem efeitos anti-inflamatórios.

Para casos que não respondem com os cuidados e tratamentos acima, existem alguns tratamento estéticos, que previnem e tratam os cravos. Veja alguns:

  • Peeling de ácido retinoico: O ácido regula a oleosidade, fecha os poros, dissolvendo os cravos. Também clareia as manchas e trabalha o colágeno que preencherá pequenas depressões que são causadas pela acne.
  • Peeling de diamante: é uma leve esfoliação que promove a renovação celular, controla a oleosidade da pele, fecha os poros e mantém a pele hidratada.
  • Peeling ultrassônico: é uma espátula de ultrassom que vai deslizando pela pele e limpando todas a impurezas de dentro pra fora, eliminado totalmente os cravos. É indicado para todos os tipos de pele e tem como vantagem em relação aos outros peelings, não deixar a pele vermelha.

Receitas caseiras para remover cravos

Listamos a seguir algumas receitas indicadas para remoção de cravos que encontramos na internet. Veja:

Máscara de gelatina

Essa é uma receita que ficou muito famosa, principalmente devido ao estranhamento que ela causa em um primeiro momento. Estamos falando da máscara de gelatina! Ela funciona porque quando seca na pele forma uma película e quando retirada leva os cravinhos junto.

Para preparar é bem simples. Veja a seguir os ingredientes e como aplicar:

  • Uma colher de sopa de gelatina incolor e sem sabor
  • Duas e meia de água
  • Algumas pessoas também acrescentam um pouco de leite

Misture todos os ingredientes, formando uma pastinha grossa. Depois leve ao microondas por 15 segundos e verifique se a gelatina derreteu formando um líquido homogêneo. Se não tiver dissolvido coloque a mistura no microondas novamente por cerca de 10 segundos.

Depois é só deixar amornar e aplicar nas regiões em que você mais possui cravos, que geralmente são nariz, testa e queixo. Alguns sites não recomendam que você aplique essa máscara nas áreas mais sensíveis do rosto porque como ela gruda muito pode acabar causando dores na hora de retirar e por isso o ideal é evitar a região dos olhos e bochecha. Lembre-se de sempre aplicar com a pele limpa e sem nenhum produto, ok?

Depois de seca é só retirar com cuidado e aplicar uma água termal ou creme hidratante leve para acalmar a pele.

O resultado é uma pele livre de cravos, e o melhor, gastando pouco!

Veja também um vídeo mostrando o passo a passo:

Com extrator de cravos

O extrator de cravos é um instrumento que pode te ajudar na hora de remover os cravos de forma mais segura eficiente, já que sua anatomia foi pensada para que ele pudesse remover até os comedões mais profundos.

Ele é usado em limpezas de pele profissionais, mas você pode usá-lo em casa mesmo.

Para remover os cravos usando um extrator a nossa dica é que primeiro você lave o rosto com um sabonete de sua preferência e em seguida aplique uma toalha morna na área que será removida. Isso vai ajudar a abrir os poros e fazer com que os cravos saiam mais facilmente. Depois é só vir com o extrator pressionando nas áreas mais afetadas.

Algumas pessoas também dão a dica de usar um grampo ao invés do extrator. Mas é importante falar que isso não tão recomendável porque o grampo já pode ter sido usado para outros fins e pode acabar causando irritações. Caso você opte por usar o grampo, lembre-se de fazer a esterilização antes, usando um pouco de álcool.

Veja também um vídeo mostrando como remover os cravos com extrator:

Adesivo removedor de cravos

adesivo removedor de cravos

Uma outra opção que você fazer em casa mesmo é recorrer aos tradicionais adesivos removedores de cravos que podem ser colocados no nariz, removendo os cravos também no ato de puxar o adesivo. Você encontra esses produtos em farmácias ou lojas de cosméticos, e um dos adesivos removedores de cravos mais famosos são da marca Ricca.

Outra dica é que você pode combinar mais de uma técnica. Por exemplo, usar o extrator nos cravos que não saíram com o adesivo. Por fim, vale falar que todos esses procedimentos devem ser feitos com cuidado para não machucar a pele e principalmente, evitando possíveis infecções.

Como tirar cravos das costas?

Infelizmente este é um problema que acomete muitas pessoas, e como não é possível alcançar as costas, a remoção desses cravos acaba sendo dificultada. Nestes caso o melhor a se fazer é contar com a ajuda de uma outra pessoa, preferencialmente uma esteticista que irá fazer basicamente uma limpeza de pele na região.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado! Se sim, deixe o seu comentário nos contando o que achou!

 

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *