Home » Beleza » Como evitar as olheiras

Como evitar as olheiras


As olheiras, comum na maioria das pessoas, se torna um problema constante para muitos, pois normalmente o resultado do seu tratamento pode ser demorado. Apesar de não causar nenhum desconforto físico, as olheiras, em casos mais graves, causam baixa autoestima, interferindo negativamente no dia a dia das pessoas, em especial das mulheres.

olheiras

QUAIS AS CAUSAS DAS OLHEIRAS?
As marcas escuras evidentes em volta das pálpebras, se desenvolvem basicamente por uma maior concentração de melanina e congestão de vasos sanguíneos na região dos olhos. A melanina é o pigmento responsável pela coloração normal da pele, pelos e olhos. Quando se encontra em grande concentração se torna mais escura, dando origem as olheiras. Já a congestão de vasos sanguíneos, acontece, quando os vasinhos externos são tão fortes, que ficam ainda mais perceptíveis na pele. O mesmo acontece quando a pessoa tem a pele da região dos olhos fina demais, os vasinhos ficam ainda mais visíveis.

A produção e concentração dos pigmentos em torno dos olhos citados acima, podem resultar de vários fatores. Abaixo os principais:

  • Exposição ao Sol: o Sol faz o corpo produzir mais melanina e quando a mesma se concentra na região dos olhos, deixa a pele mais escura.
  • Alergia: ao coçar e esfregar os olhos, os vasinhos capilares podem se romper.
  • Distúrbio de sono: os distúrbios de sono devem ser tratados junto a um especialista. A falta de sono (quando não relacionado com distúrbios), deixam mais aparentes as olheiras.
  • Doenças: assim como os distúrbios de sono, as doenças, como bulimia, anemia, entre muitas outras, também precisam de um acompanhamento médico.
  • Ciclo Menstrual: devido à falta de ferro nesses períodos, a pele fica mais pálida e os vasinhos ficam mais perceptíveis.
  • Hereditário: se alguém da família tem o problema, outros também poderão apresentá-lo.
  • Medicamentos: toda medicação que dilata os vasos sanguíneos, causam olheiras. Isso porque o aumento do fluxo sanguíneo se revela facilmente na pele, principalmente quando fina demais.

COMO EVITAR AS OLHEIRAS?
Não existe uma prevenção eficaz contra as olheiras, principalmente, quando causadas por motivos maiores, como, doenças e medicamentos. Porém, existem medidas que podem suavizá-las.

  • Não se expor ao Sol por muito tempo. Sair de preferência com óculos de Sol para proteger os olhos;
  • Usar protetor solar;
  • Usar cremes específicos para a região dos olhos;
  • Um boa noite de sono, também ajudará a minimizá-las.

COMO TRATAR AS OLHEIRAS?
O tratamento da olheira vai depender da situação do problema, como o grau da olheira, tipo de pele e reação ao tratamento. Existem tratamentos caseiros e estéticos. Vejamos alguns deles:

olheiras

  • Cosméticos: o uso de produtos específicos em torno dos olhos ajudam a minimizar os problemas com olheiras, pois, trabalham problemas, como, circulação, manchas e proteção solar ao mesmo tempo. Em combinação com tratamentos estéticos apresentam excelentes resultados.
  • Laser: é o tratamento mais indicado pelos dermatologistas. Existem mais de uma opção de tratamento com laser, mas, de modo geral, ele elimina o excesso de pigmentação em torno dos olhos, clareia, retira manchas e alguns até estimulam o colágeno.
  • Carboxiterapia: nesse método é introduzido gás carbônico através de uma agulha na camada inferior a derme, que reduzirá o volume de vasos sanguíneos ao redor dos olhos, facilitando a circulação do sangue no local.
  • Peeling: o peeling restaura a área dos olhos através de ativos clareadores e pode ser associado ao laser para resultados ainda melhores. O peeling mais indicado é o de ácido tioglicólico, pois, sua substância promove um clareamento na região. A substância pode ser levada pra casa, para continuação do tratamento.
  • Preenchimento: o preenchimento da área com ácido hialurônico é indicado para quem tem a região abaixo dos olhos mais funda.

Receitas caseiras para tratar as olheiras

como evitar as olheiras

  • Compressas: a compressa do chá gelado de camomila é o mais usado, pois, contraem os vasos sanguíneos, ajudando a melhorar as manchas escuras.
  • Rodelas de pepino ou batata: as compressas com pepino e batata, ativam a circulação. Deixe agir por 15 minutos.

 

Imagens: Reprodução/Internet.


Sobre Debora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

Peelings.com.br
Cadastro para Clínicas e Profissionais
Cadastre a sua clínica de dermatologia. É GRÁTIS! Adicione na mensagem telefone e endereço.
OBRIGADO! Em breve estará em nosso site.
Peelings.com.br
Fale conosco
Envie sua mensagem, entraremos em contato o mais rápido possível.
OBRIGADO! Por sua mensagem.
Baixe grátis o E-book
10 sucos que rejuvenescem a pele
  Nós odiamos spam e nunca vamos compartilhar seus detalhes.