Home » Cabelo » Como evitar o envelhecimento dos cabelos

Como evitar o envelhecimento dos cabelos


Além da nossa pele, os cabelos também podem envelhecer e se tornar mais finos, secos e quebradiços nas pontas. Este efeito acontece naturalmente, mas pode ser potencializado pelo sol, má alimentação, problemas de saúde, e falta de cuidados. Para evitar que isso aconteça e seu cabelo continue bonito, jovem e saudável, acompanhe esta seleção de cuidados e dicas que selecionamos para vocês.

Como evitar o envelhecimento dos cabelos

cabelos

1. Proteja os fios de cabelo do sol

O sol é o maior causador de envelhecimento das células da pele e cutículas de cabelo. Os raios UVA e UVB danificam a estrutura dos fios e causam o envelhecimento e a fraqueza dos mesmos com o passar dos anos. Este efeito pode ser evitado se você passar a usar produtos para o cabelo com filtro solar toda vez que for à praia, piscina, ou mesmo sair para trabalhar. Os fios de cabelo protegidos funcionam como uma capa protetora capaz de manter os nutrientes e a sua água natural, impedindo o seu ressecamento e prolongando a sua juventude. Chapéus, bonés ou lenços, também são recomendados.

2. Aplique vitamina E para vitalizar os fios de cabelo

As ampolas de vitamina E são vendidas em lojas especializadas e podem ser aplicadas através de máscara natural para nutrir os fios, ou, utilizadas no xampu para potencializar seu esfeito de beleza. Já, se você prefere uma opção natural, opte por xampu de Aloe Vera (que nada mais é que babosa) ou, aplique a própria folha da babosa nos fios de cabelo.

A vitamina E fornecerá brilho e maciez a seu cabelo, ela também pode ser encontrada em alimentos como a gema do ovo, óleo vegetal e castanhas. Sua principal função é regenerar as células e reverter o processo de envelhecimento dos fios.

Leia: 3 maneiras de usar a vitamina E nos cabelos

3. Trate os fios de cabelo com queratina

Se seus cabelos já se apresentam danificados convém tratá-los com queratina. A queratina é uma proteína natural presente nos fios de cabelo e unhas. A falta da queratina envelhece os fios e os torna fracos, opacos, ressecados e quebradiços. Você poderá optar por tratar os seus cabelos com os seguintes tipos de tratamentos existentes:

  • Nanoqueratinização
  • Cauterização capilar
  • Plástica capilar
  • Reestruturação dos fios

4. Faça uma hidratação semanal

Se o sol é um dos principais vilões contra a juventude dos fios por fazer com que os mesmos percam água, gordura e proteínas, então você deverá hidratá-los pelo menos uma vez por semana em casa ou no salão. Este procedimento é essencial para devolver a sua gordura e elasticidade natural fazendo com que voltem a brilhar.

5. Utilize xampu rejuvenescedor para o cabelo

Algumas marcas de cosméticos desenvolveram linhas de produtos que protegem os fios de cabelo do envelhecimento. Estes produtos foram testados e sua eficácia comprovada. Como os fios perdem massa com o passar dos anos e se tornam mais finos, tais xampus e condicionadores fornecem as propriedades necessárias para aumentar a sua espessura. Basta apenas que você conheça o seu tipo de cabelo para experimentar o produto certo. São xampus, hidratantes e cremes para enxágue dos fios.

6. Promova uma massagem capilar

É possível resgatar alguns dos nutrientes necessários para o seu cabelo recuperar o tônus natural, promovendo uma simples massagem capilar no couro cabeludo. Esta massagem pode ser feita no banho com as pontas dos dedos em movimentos circulares.

7. Consuma complementos alimentares vitamínicos

Além de oferecem inúmeros benefícios à saúde, os suplementos alimentares, ainda irão, de quebra, melhorar a estética dos seus cabelos. Isto por que, a maioria de nós possui uma rotina muitas vezes difícil, e ocorre da nossa alimentação nem sempre poder ser rica em diversos nutrientes, por isso temos a necessidade de recorrer a suplementos vitamínicos. Alguns destes suplementos como, vitamina C, Zinco, Cálcio, Ferro, óleo de peixe, algas e colágeno, entre outros, fazem uma diferença visível na nossa saúde e estética.

8. Faça uma esfoliação capilar

A esfoliação do couro cabeludo auxilia na circulação sanguínea e elimina resíduos de sujeira e pele que impedem que o couro cabeludo permita o crescimento e a saúde dos fios de cabelo. Este tratamento pode ser feito, tanto no salão de cabeleireiro como em casa. Para fazer a esfoliação caseira utilize um pouco de açúcar mascavo e mel, depois enxágue em água morna.

9. Evite procedimentos químicos sempre que puder

Os procedimentos químicos para alisar ou colorir os cabelos melhoraram muito mas, ainda assim, podem causar danos aos fios do cabelo se, aplicados exageradamente. Procure respeitar o prazo indicado pelo seu cabeleireiro para a realização desses procedimentos e mantenha uma hidratação constante.

10. Contenha o surgimento dos fios brancos

O surgimento dos fios brancos podem ter causa genética mas, uma boa alimentação e suplementos alimentares podem atrasar este processo natural dos fios. Além disso, faz bem evitar o estresse, viver uma vida saudável e fazer meditação. Já reparou como pessoas que ocupam cargos presidenciais sofrem com o aumento dos cabelos brancos de um ano para outro? Tudo indica que o estado de estresse e medo resulte numa baixa na produção de melanina pelas células.

Lembre-se, o cabelo envelhece com o tempo e seu efeito é cumulativo, ou seja, mesmo pessoas jovens podem sofrer com o cabelo envelhecido, então, comece a cuidar dos fios agora mesmo.


Sobre Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Tenho 37 anos, sou casada há 20 e, me tornei mãe de 3 filhos. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Neste site compartilho informações sobre beleza, dicas e cuidados. Pra falar comigo entre em contato através do e-mail ou redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

Peelings.com.br
Cadastro para Clínicas e Profissionais
Cadastre a sua clínica de dermatologia. É GRÁTIS! Adicione na mensagem telefone e endereço.
OBRIGADO! Em breve estará em nosso site.
Peelings.com.br
Fale conosco
Envie sua mensagem, entraremos em contato o mais rápido possível.
OBRIGADO! Por sua mensagem.
Baixe grátis o E-book
10 sucos que rejuvenescem a pele
  Nós odiamos spam e nunca vamos compartilhar seus detalhes.