Como fechar os poros do rosto e controlar a oleosidade

poros da pele

Os poros da pele são condutores de oleosidade que podem deixa-la com aspecto brilhoso e textura áspera. Isso acontece principalmente quando há excesso de células  na sua superfície por falta de limpeza ou esfoliação. As partes mais afetadas são a testa, as bochechas e o nariz, região onda a concentração de “sebo” é maior. Não há maquiagem que se mantenha nessas condições,  nem pele lisinha que permaneça. Para evitar o problema observe algumas dicas simples de cuidados com a pele, e aprenda truques para fechar os poros do rosto e controlar a oleosidade, assim você também estará se prevenindo contra cravos e espinhas que surgem devido a este problema.

poros da pele

Como fechar os poros do rosto e controlar a oleosidade

A pele precisa manter certa oleosidade para não ressecar e descamar, mas quando a oleosidade se torna excessiva os poros ficam dilatados, expostos a poluição, e acabam formando pontas escuras que prejudicam a aparência. Para piorar ainda mais esta situação, é nestas condições que os cravos e as espinhas surgem. Saiba o que fazer para fechar os poros da pele e controlar a oleosidade.

Sabonete de enxofre

Os sabonetes de enxofre auxiliam no combate a oleosidade da pele por serem eficazes na redução da produção das glândulas sebáceas, que produzem oleosidade. Ao optar por esse tratamento lembre-se de lavar o rosto em água morna ou temperatura ambiente. A água quente dilata os poros e consequentemente favorece a condução de oleosidade para a superfície. Para ter certeza de que escolheu o sabonete certo para lavar o rosto, observe se após a sua lavagem a pele se manteve macia ao toque, mas sem oleosidade. Não é recomendado usar um produto que retire toda a oleosidade da pele, desta forma a pele sentirá necessidade de produzir mais oleosidade que o normal, piorando a situação.

Esfoliação com açúcar

A esfoliação do rosto ajuda a remover as células mortas que se acumulam nos poros e promovem a sua dilatação. Você poderá conter esse problema promovendo uma leve esfoliação com açúcar mascavo, para peles mais resistentes ou, açúcar refinado para peles mais sensíveis. Acrescente ao açúcar água morna e mel, e aplique sobre o rosto em movimentos circulares. A esfoliação deve ser realizada ao menos 3 vezes por semana para pessoas com a pele oleosa.

Cremes hidratantes suaves

A pele oleosa também precisa de hidratação, mas essa hidratação deverá ser realizada de forma suave para não sobrecarregar a pele. Os produtos mais indicados são aqueles cremes sem gordura, ou loções em gel. A dermatologista poderá receitar o tipo de creme ideal para a sua pele.

Bronzeadores e protetores solares também devem ter uma composição suave e sem gordura.

Maquiagem para pele oleosa

A mulher que apresenta a pele oleosa deve ter o cuidado de escolher maquiagens líquidas sem óleo. Evite os pós compactos e todo tipo de sombra ou blush em pó. O pó obstrui os poros e aumenta as chances da pele acumular sebo na região, criando bolinhas, cravos e espinhas. Para retirar a maquiagem antes de dormir, opte por um produto demaquilante sem óleo e somente depois lave o rosto com água morna. Evite lavar o rosto antes de retirar a maquiagem, pois você terá que esfregá-lo e a fricção acelera a produção de óleo pelas glândulas.

Ácido retinoico e glicólico

Os ácidos retinoico e glicólico podem ser manipulados para serem usados em casa. Eles auxiliam no processo de limpeza e manutenção da pele. Usando esses ácidos corretamente você notará os benefícios da renovação celular sem muito esforço. Esse método é similar ao de uma esfoliação potencializada, sendo assim, evite realizar esfoliações sobre a pele durante o uso dos ácidos. Outra recomendação importante, é jamais sair de casa sem o protetor solar.

Todas essas dicas podem ser utilizadas em casa de maneira prática e fácil. Você se sentirá mais bonita a cada dia seguindo essas dicas para fechar os poros e controlar a oleosidade.

 

 

 

Compart. 0

Recomendamos para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *