Como tirar cicatriz: conheça os tratamentos

tirar cicatriz

 Cicatrizes podem ser grandes incômodos para as pessoas, dependendo principalmente de onde elas estejam e do seu tamanho. Muitas vezes a auto-estima é abalada e as pessoas passam a se esconder com roupas que tampem as marcas. Mas hoje em dia existem diversos métodos modernos, que podem ajudar bastante a resolver esse problema, como terapia a laser, cremes ou enxertos. O tipo de tratamento depende bastante do grau da lesão.

Tipos de cicatriz

tirar cicatriz

Não é simples se livrar das cicatrizes. Se ela for grande, por exemplo, é preciso verificar se há alguma aderência entre a cicatriz, as camadas da pele e do músculo que fica por baixo da cicatriz. Se houver aderências será preciso primeiro soltá-las para então começa a tratar o problema. Algumas cicatrizes são muito largas e extensas e muito dificilmente ficarão invisíveis, mas sua aparência sempre pode melhorar com um tratamento adequado. As cicatrizes mais fáceis de serem tiradas são as menores, sem aderências e também mais recentes.

As cicatrizes podem ser de três tipos: atroficas (finas), hipertróficas (elevadas e fibrosas) e do tipo quelóide. A aparência delas vai depender do modo como a pele reage a uma agressão, normalmente determinado por fatores étnicos.

As peles claras, ao contrário das negras e orientais, cicatrizam mais rápido e têm menor tendência à formação de quelóides.

Tratamento das cicatrizes

Para cada tipo de cicatriz temos um tratamento específico. Para a acne temos a dermobrasão e o peeling químico. Já para ferimentos, o preenchimento com gordura, ácido hialurônico ou colágeno. Para atenuar os cortes cirúrgicos, usa-se ácido retinóico, clareadores e crio cirurgia, onde é feito o congelamento da cicatriz, reduzindo seu tamanho. Já nas queimaduras é usado o thermacool, um aparelho que emite radiofreqüência, usado em cicatrizes planas.

Quem possui cicatrizes mais simples e prefere tratamentos naturais pode optar pelo óleo de rosa mosqueta. Este óleocontém altos níveis de ácidos graxos, o que confere um poder de regeneração dos tecidos da pele e crescimento celular.

Se você sofre com cicatrizes, aproveite os avanços da medicina e procure um dermatologista para cuidar do seu problema. Com certeza isso irá lhe trazer mais alegria e auto-estima.

Compart. 0

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *