Cuidados com a pele: o que fazer para ter uma pele saudável

cuidados com a pele

Alguns cuidados com a pele são essenciais para ter uma pele saudável.A pele é o órgão do nosso corpo que mais fica exposta ao clima e ao ambiente que nos rodeia, e isso inclui a luz solar, a poluição, e o clima,  principalmente durante o verão e o inverno. Esses cuidados devem  começar em casa, adquirindo o hábito do filtro solar ideal para a sua pele, limpeza de pele caseira uma vez por semana e cremes hidratantes que amaciam e retardam o envelhecimento.Mas se a sua pele já estiver danificada pelo sol e pelo uso incorreto de determinados produtos de beleza, o tratamento e o cuidado deverá ser feito com responsabilidade, com o acompanhamento de um profissional, ele  irá recomendar produtos e tratamentos adequados ao seu problema e tipo de pele.

 

Limpeza de pele

O primeiro passo de cuidado é a limpeza diária. Devemos ter o hábito de lavar o rosto com um sabonete facial pelo menos duas vezes ao dia. É importante que o sabonete seja indicado para o seu tipo de pele, seja ela oleosa, seca, sensível ou normal. E lembre-se: dormir de maquiagem é um hábito extremamente danoso a pele.A maquiagem impede que os poros da pele fiquem livres e com o tempo pode ocasionar o envelhecimento precoce das células.

Filtro solar

Logo depois da limpeza de pele, vem a etapa mais importante dos cuidados com a pele, a proteção. Usar protetor solar diariamente deve ser um tão comum quanto escovar os dentes,  e não deve ser usado apenas nos dias de sol. O mormaço e as luzes artificiais dos escritórios também queimam nossa pele, por isso é necessário protetor solar todos os dias, inclusive no corpo. Para o rosto é necessário usar produtos específicos para a região.

cuidados com a pele

Hidratação da pele

Toda pele necessita de hidratação, seja ela oleosa, normal ou seca. O que vai diferenciar é a composição desse hidratante. Peles oleosas pedem hidratantes a base de gel, sem óleo, já peles secas precisam de produtos mais concentrados.

Pessoas que têm a pele oleosa e passam a utilizar cremes hidratantes cremosos podem desenvolver espinhas.

Esfoliação da pele

Ao esfoliar a pele lembre-se de alguns cuidados básicos:

  • Pele limpa: lave a pele com sabonete próprio para o rosto antes da esfoliação;
  • Pele lisa: Certifique-se de que a sua pele não tem espinhas, cortes ou feridas;
  • Esfoliante ideal: Identifique o seu tipo de pele e escolha o esfoliante ideal para você.

Cuidados como,  esfoliação leve duas vezes por semana e uma limpeza de pele ou peeling com esteticista a cada dois meses,  também ajudam a manter a pele sempre renovada, limpa e mais iluminada.

beber água faz bem

Beber cerca de dois litros de água por dia ajuda o organismo a eliminar toxinas e consequentemente melhora a aparência da pele. Evitar o cigarro e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas também trazem benefícios para a saúde em geral, incluindo o maior órgão do nosso corpo.

Bolsa sob os olhos e olheiras

As bolsas sob os olhos e as olheiras, nos deixam com uma aparência cansada e envelhecida, para evitar este aspecto utilize saquinhos de chá de camomila fervidos e gelados, ou rodelas de pepino fatiadas e geladas em água com gelo.A camomila e o pepino possuem elementos anti-inflamatórios que suavizam as bolsas sob os olhos.

Para amenizar as olheiras procure por cremes próprios para este tipo de problema, e durma até 6 horas por noite.

Consulte um dermatologista

Tenha o hábito de consultar seu dermatologista periodicamente, para saber como anda a saúde da sua pele, afinal ela diz muito sobre todo nosso organismo.Este profissional deverá auxiliar no tratamento da sua pele proporcionando jovialidade e saúde.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *