Dermatite: O que é? Quais são as causas e tratamento? Saiba mais!

Cuidar da pele é essencial para que ela fique sempre bonita e saudável. No entanto, muitas vezes, acaba surgindo alguns problemas na nossa pele devido às alergias, medicamentos ou, até pelo tipo de pele do indivíduo. A pele também, pode sofrer algum tipo de inflamação que pode fazer muito mal, deixando-a feia e lesionada, como é o caso de quem sofre de Dermatite.

Mas, você sabe o que é Dermatite e como você pode acabar com essa doença? Então esse artigo é para você, pois nele eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre ela. Continue lendo e confira!

O que é?

A dermatite é uma doença de pele inflamatória, caracterizada pela formação de bolhas, vermelhidão e muita coceira na área inflamada.

Diferentemente de outras doenças, a dermatite não é contagiosa, e assim não se transmite por contato entre outras pessoas, ou compartilhamento de roupas e objetos pessoais.

A dermatite poderá aparecer em qualquer parte do corpo e atacar qualquer pessoa independente da sua idade ou gênero.

Além do mais, essa doença tem cura, mas, dependerá do tipo de contração e do tipo de dermatite, cada um dos tipos exige uma atenção diferente e um tratamento específico.

Mesmo com os sintomas bastante semelhantes, há diversos tipos de dermatite, e para que seja feito um tratamento adequado o diagnóstico para diferenciação é de extrema importância, conheça agora alguns dos principais tipos de dermatites.

Dermatite Atópica

A dermatite eczema, também conhecida como atópica, é uma das dermatites crônicas e  mais populares existentes. Chega acometer até mesmo 20% da população, sendo mais vivenciado em áreas urbanas.

Assim como todos os outros tipos de dermatites, a dermatite atópica não é transmissível e normalmente se contrai a partir de “defeitos” genéticos encontrados em algumas proteínas da pele.

Seu surgimento torna-se mais comum na infância, quando o organismo ainda passa por alguns tipos de desenvolvimento, mas ainda poderá acometer jovens adultos e até idosos.

Normalmente as vermelhidões e a inflamação em bebês podem ser observadas no rosto e em áreas externas dos braços e das pernas, enquanto em jovens e adultos, tais inflamações são mais visíveis nas dobras do corpo como nas axilas, no joelho, no cotovelo, e no pescoço.

Sintomas da dermatite Atópica

  • Mudança na tonalidade da pele;
  • Constantes coceiras ao redor de bolhas;
  • Secreção ou até sangramento no ouvido;

atópica

Dermatite de Contato

A dermatite de contato é facilmente confundida com alergias á alguns objetos, mas isso é forma equivocada.

Dermatite de contato, trata-se de uma inflamação na pele causada por atrito entre a pele e alguma substância causadora dessa infecção.

Normalmente não traz complicações e é tratável a base de medicamentos e cremes dermatológicos, isso porque um dos principais sintomas da dermatite de contato é o aparecimento de vermelhidões e coceira na área na qual teve contato com algum objeto ou substância.

Não necessariamente a inflamação está ligada a uma alergia de determinados objetos e substâncias, mas sim ao produto em contato com a pele e os raios ultravioletas.

Sintomas da dermatite de contato:

  • Vermelhidões em determinadas áreas do corpo;
  • Formação de bolhas com ou sem secreções;
  • Pele bastante seca;
  • Queimação e inchaço na área de vermelhidão.

Dermatite Seborreica

Talvez uma das poucas dermatites que são fáceis de distinguir das demais seja a seborreica, também conhecida como seborreia.

Normalmente seu aparecimento está ligado ao estresse e a hormônios e na maioria das vezes os homens são as principais vitimas.

Na maioria dos casos a dermatite seborreica faz com que ocorra a formação de caspas e leve coceira na área inflamada, e por isso muitas pessoas acreditam que a causa da dermatite seja falta de higiene, o que é um erro.

Sintomas dermatite seborreica:

  • Oleosidade no couro cabeludo;
  • Formação de caspa;
  • Coceira e vermelhidão;
  • Queda de cabelo.

Dermatite Hepertiforme

Diferente das demais dermatites, essa dermatite não possui cura, somente tratamento, que é feito a base de antibiótico e uma dieta sem glúten, que é considerado um dos seus maiores causadores.

A dermatite hepertiforme normalmente causa lesões na pele que são parecidas com  herpes, formação de pequenas bolhas e coceiras.

Sintomas dermatite hepertiforme

  • Formação de placas vermelhas com descamação;
  • Pequenas bolhas que coçam bastantes e se estouram ao tocar;
  • Queimação na região afetada.

dermatite

Dermatite Perioral

Mais comum em mulheres entre os 20 e 45 anos, é um tipo de dermatite que ocorre ao redor da boca. Dessa forma, aparece manchas redondas e vermelhas.

Dermatite de fralda

Pode ser conhecida também, como assaduras. A dermatite de fralda se caracteriza pela irritação que acontece na pele do bebê em contato com o plástico da fralda.

Dermatite numular

A dermatite numular, atinge principalmente as pessoas de meia idade. Se dá pelo surgimento de algumas manchas arredondadas que coçam e ardem, podem evoluir também, para a formação de bolhas e, posteriormente, aparecimento de crostas na pele. Além disso, a dermatite numular, é acompanhada da pele seca, muito comum no período do Inverno.

Quais são as  causas?

Cada dermtatite surge por um motivo, os motivos podem ser: genéticos, emocionasis ou até, problemas externos como o clima frio e seco, além até da oleosidade da pele.
As causas se relacionam com o tipo de dermatite e, claro, cada uma tem o seu tratamento específico. Sendo assim, é sempre importante procurar um dermatologista.

Como prevenir a dermatite?

Como dito anteriormente, cada dermatite tem o seu tratamento, prevenção específica e que varia de acordo com causa. Entretanto, existe uma prevenção comum à todos os tipos: manter a pele cuidada a partir do momento que você perceber a irritação da mesma.

Alguns pontos para se atentar:

  • Se a pele do rosto estiver irritada, é aconselhável que você não utilize o algodão, assim, você não corre risco de irritá-la ainda mais.
  • Após o momento que você limpou a sua pele com água e um gel ou sabonete, é indicado que você a seque utilizando um lenço de papel sem esfregá-la.
  • Na hora do banho, mantenha a temperatura da água morna e não demore mais que 15 minutos.

dermatite seborreica

Qual o tratamento adequado?

Assim como os sintomas e causas, o tratamento também será de acordo com cada tipo e intensidade da dermatite. Para a dermatite atópica, é necessário evitar banhos muito quentes e manter a pele hidratada. Já a dermatite de contato, de acordo com a intensidade da doença, a pessoa pode tomar medicamentos injetáveis ou por via oral. E assim por diante.

Além disso, é sempre importante enfatizar que independente da dermatite, o principal é procurar um dermatologista assim que você perceber que tem algo de errado na sua pele ou couro cabeludo, nunca se automedicar, o que pode agravar ainda mais a sua situação.

Ficou alguma dúvida sobre os tipos de Dermatite? Deixe-a nos comentários que iremos responder você assim que for possível!

0 Compart.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *