Escabiose: O que é? É contagioso? Saiba como tratar!

Você já ouviu falar na Escabiose? A escabiose é popularmente conhecida como sarna humana. Trata-se de uma doença de pele causada por um parasita, alem de tratar-se também, de uma infecção contagiosa e que tem uma capacidade de proliferação muito grande, simplesmente com um contato físico próximo. Uma doença de pele que acomete grande parte da população e afeta indivíduos de qualquer sexo ou faixa etária. Esse artigo é para você saber sobre a Escabiose. Pois nele eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre essa doença.

Continue lendo e confira a seguir!

O que é?

Escabiose é o nome técnico dado à doença muito conhecida como sarna, se caracteriza como uma doença de pele. A principal característica da doença é a sua coceira intensa no local afetado.Além disso, é causada pelo parasita Ácaro Sacoptes Scabiei, que se aloja no hospedeiro e se aloca pelas camadas mais superficiais da pele, depositando seus ovos e proliferando.

O Ácaro Sacoptes Scabiei, por se tratar de um parasita, não vive mais que 3 dias sem se alojar na pele humana. Dessa forma se alimenta das vitaminas da pele, sendo a queratina a principal e  quando está alojado na pele, a sua expectativa de vida aumenta consideravelmente, podendo chegar até a 2 meses. A parasita fêmea tem a capacidade de cavar túneis na camada superior da pele e, e dessa forma, consegue depositar os seus ovos. Assim, em poucos dias, surgem larvas o que traz muita coceira para o indivíduo.

Além disso, a Escabiose atinge ambos os sexos e todas as idades. Entretanto, é mais comum em crianças e pode atingir qualquer parte do corpo, mas as áreas mais comuns são: ao redor dos pulsos e cotovelos, dobras dos joelhos, entre os dedos das mãos e do pé, axilas e até ao redor da cintura.

Escabiose sintomas

O principal sintoma da Escabiose é a coceira intensa que aumenta principalmente durante à noite. Em média, a doença em pessoas que nunca a contraiu anteriormente, possui um período de incubação de 6 semanas. Já pacientes reinfectados, os sintomas podem aparecer em menos de 1 dia.

Com isso, existem também alguns sinais que você pode se atentar:

  • Conceira espalhada pelo corpo e que piora à noite
  • Pequenos pontinhos vermelhos ou bolinhas principalmente nas dobras
  • Linhas que parecem túneis ou caminhos
  • Placas vermelhas

escabiose nas mãos

Forma de Transmissão

Escabiose é altamente transmissível, desde que haja o contato físico entre as pessoas, por exemplo: atletas de esportes de contato, asilos, creches, e quartéis são grandes vilões para a transmissão.

A Escabiose poderá aparecer em qualquer parte do corpo, mas é bem comum seu aparecimento em áreas que há dobras da pele, como nos cotovelos, nas dobras entre os dedos dos pés e das mãos, ao redor dos pulsos, nas dobras dos joelhos, e também ao redor da cintura pélvica.

Já nos bebês, é bastante comum o aparecimento da Escabiose nas proximidades do pescoço.

Além do mais, é importante lembrar que a Escabiose não é uma doença causada por má higiene, como muitas pessoas acreditam. É bem comum o aparecimento deste parasita em locais com grande população e falta de água e tratamento de esgoto.


QUER SABER MAIS SOBRE A SARNA HUMANA? CLIQUE AQUI!


Como é o tratamento?

O tratamento da Escabiose é bem simples, a base de pomadas e cremes dermatológicos que tem por objetivo dar fim à esse parasita.

É comum os dermatologistas prescreverem pomadas e loções dermatológicas de uso noturno, sendo necessário que o paciente remova o remédio pela manhã, repetindo o uso por cerca de uma semana ou até que os sintomas dessa doença sumam.

É importante também, que a pessoa busque por um médico especialista para que ele possa avaliar e descobrir se a pessoa realmente está com Escabiose. Pois, existem várias doenças de pele que podem ser facilmente confundidas com a Escabiose, e por isso a pessoa deve receber o tratamento adequado.

Além disso, em alguns casos é necessário o tratamento não só da pessoa que contraiu a Escabiose, mas também pessoas que tenham muito contato com o paciente, principalmente as outras pessoas que moram na mesma casa que o mesmo.

É importante frisar que, ao ter dúvidas se você possui é a doença, é necessário que procure um dermatologista o quanto antes. Assim, ele conseguirá receitar o medicamento mais indicado para você.

Remédio para Escabiose

Há diversos remédios para Escabiose no mercado, e somente o médico dermatologista saberá qual o ideal para cada paciente, mas alguns dos medicamentos mais prescritos entre os dermatologistas para o tratamento da Escabiose são:

  • Permetrina;
  • Benzoato de benzila;
  • Lindano;
  • Malathion;
  • Eurax;

Sabonete para Escabiose

Para tratar a Escabiose, é necessário que lave-se com cuidado a área afetada utilizando o sabonete e, com isso, haverá a produção de espuma. Após essa etapa, é necessário que o paciente deixe a espuma na pele até que ela seque naturalmente. Os outros moradores da casa, também podem fazer o uso do sabonete. Lembrando que, só deve ser usado 1 vez ao dia e é necessário que ao aparecer os sintomas, a primeira coisa a ser feita é procurar um médico.

escabiose corpo

Tratamento caseiro

Outra opção são os tratamentos caseiros, que incluem várias receitas que podem trazer resultados muito satisfatórios. Veja a seguir alguns desses tratamentos para Escabiose.

Massagem com Azeite de Oliva

Uma das receitas mais antiga é a massagem com azeite de oliva, seu resultado traz uma sensação de alivio à coceira, o que consequentemente alivia a dor e o agravamento da doença, já que quanto mais a pessoa coça, mais ela danifica a pele.

Para fazer essa receita você vai precisar de:

  • Azeite de oliva;
  • Gaze ou algodão.

Modo de preparo

Aqueça o azeite de oliva em uma panela rasa, até que atinja uma temperatura razoavelmente morna, para que em contato com a pele não haja queimaduras. Aplique esse azeite sobre a área afetada com a Escabiose utilizando uma gaze ou algodão. Repita o procedimento várias vezes ao dia.

Suco de agrião

Outra receita muito conhecida e também eficiente no combate a Escabiose é o suco de agrião, veja a seguir como prepara-lo.

Ingredientes

  • 2 ramos de agrião
  • 200 ml de água

Modo de preparo

Coloque ambos os ingredientes no liquidificador e deixe bater até que atinja uma mistura homogênea, tome 1 copo do suco pela manhã, quando você ainda está em jejum.

Ficou alguma dúvida sobre a Escabiose? Deixe um comentário!

0 Compart.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *