Esfoliante capilar: O que é? Quais os benefícios? Receitas caseiras!

esfoliante capilar

Assim como a nossa pele, o couro cabeludo também precisa ser esfoliado de tempos em tempos, para não acumular resíduos de poluição do ar, células mortas, suor, e produtos químicos, que impedem que o cabelo cresça naturalmente. Estes resíduos, geralmente, são invisíveis a olho nu, mas comprometem o crescimento do cabelo, contribuem para o surgimento de caspas ou seborreias, e provocam a queda capilar.

Se você está em busca de mais informações sobre o esfoliante capilar, está no lugar certo! Iremos te explicar tudo sobre esse assunto a seguir!

O que são os esfoliantes capilares?

O esfoliante capilar é um produto muito parecido com os tradicionais esfoliantes para o rosto, e apesar do nome sugerir que ele deve ser usado no cabelo, esse produto deve ser aplicado exclusivamente no couro cabeludo. Ele é ideal para quem usa produtos no cabelo diariamente, sejam eles protetores térmicos, creme para pentear, etc, principalmente as meninas que tem cabelo cacheado.

Acontece que com o uso constante desses produtos, o couro cabelo pode acabar ficando com algum resíduo, o que contribui para o aumento da oleosidade e outros problemas.

O esfoliante para o cabelo também ajuda a eliminar células mortas e faz uma limpeza profunda do couro cabelo, contribuindo para a saúde dos fios.

Quais os benefícios?

Listamos a seguir os principais benefícios deste produto:

  • Ajuda a combater a caspa
  • Combate a oleosidade no couro cabeludo
  • Elimina células mortas
  • Ajuda na absorção de outros produtos
  • Limpeza profunda do couro cabeludo

Receitas de esfoliante capilar caseiro

esfoliante capilar caseiro

Veja a seguir algumas receitas de esfoliante para o couro cabeludo que você pode fazer em casa. A maioria possui ingrediente simples e que você provavelmente tem em casa!

Limão e bicarbonato

Esta receita de esfoliante capilar caseiro é simples e combate a caspa. Ela consta de apenas 2 ingredientes:

  • 2 colheres das de sopa de bicarbonato de sódio
  • caldo de 1 limão

Prepare o esfoliante capilar caseiro misturando o bicarbonato de  sódio e o limão. Aplique a solução sobre o couro cabeludo previamente preparado para a sua aplicação. Com essa receita é importante lembrar de nunca sair ao sol, já que o limão pode causar queimaduras.

Óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca é um produto que vem ganhando muitos adeptos graças aos seus benefícios graças ao seu poder antisséptico, e por isso ele também pode ser usado no tratamento da caspa na forma de um esfoliante caseiro para o couro cabeludo. Segue a receita:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato
  • 3 a 4 gotas de óleo de melaleuca (você pode comprar clicando aqui)
  • Uma colher de sopa de um shampoo de sua preferência

Misture os ingredientes no couro cabeludo, abrindo o cabelo para que o produto chegue até a pele. Massageie levemente para que aconteça a esfoliação e deixe a mistura agindo por cinco minutos. Depois é só enxaguar bem para tirar todo o resíduo da misturinha.

É importante falar que esse esfoliante não deve ser usado por quem tem o cabelo descolorido.

Fubá

Ingredientes

  • Uma colher de sopa de fubá
  • Uma colher de um shampoo de sua preferência
  • Se tiver, pode acrescentar também algum óleo essencial como o óleo de melaleuca ou hortelã pimenta. 3 gotas são suficientes.

Modo de fazer

Basta misturar todos os ingredientes e aplicar no couro cabeludo, lembrando de enxaguar bem para não deixar resíduos.

Passo a passo para aplicar

Para aplicar o esfoliante caseiro sobre o couro cabeludo é preciso prepará-lo com uma certa antecedência, pois assim, as células estarão mais maleáveis e poderão ser retiradas com maior facilidade. Acompanhe o passo a passo:

  1. Umedeça o couro cabeludo com um tônico capilar de costume.
  2. Desembarace os fios do cabelo com um pente ou escova, faça um coque no alto da cabeça e cubra com um touca de banho comum.
  3. Aqueça a cabeça com a touca, usando um secador de cabelos, por alguns minutos. Isto fará com que as células do couro cabeludo e impurezas, se tornem mais maleáveis e fáceis de serem retiradas.
  4. Aplique a receita de esfoliante para o cabelo acima, em movimentos circulares, da nuca até a testa. O coque deve ser mantido para facilitar a aplicação.
  5. Solte o cabelo e aplique óleo de silicone nas pontas para não ressecar durante a lavagem.
  6. Lave os fios do cabelo com shampoo anti resíduos.
  7. Espere secar naturalmente.

Repita o processo de 15 em 15 dias se sentir que há necessidade.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *