Como o seu estado emocional influencia na saúde e beleza da sua pele!

como o seu estado emocional influencia na sua pele

Quando alguém está apaixonado ou começando a se envolver com alguém é normal que algumas pessoas comentem em como a pele daquela pessoa “está boa”. Ou ainda, quando você ainda estressado ou triste, a sua pele e cabelo logo sentem essas mudanças emocionais. Isso acontece porque o nosso corpo reage diretamente às nossas emoções, e pesquisas realizadas inclusive fora do Brasil já atestaram que algumas doenças como acne ou vitiligo podem sim ter origem emocional.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo para entender melhor como acontece a relação entre o anel de namoro que a sua amiga acabou de ganhar, e a pele radiante que ela possui!

Estudo comprova a relação com o estado emocional e problemas de pele

Conforme citamos no começo deste artigo estudos realizados nos Estados Unidos mostraram a relação entre esses dois problemas, já que entre 40 e 70% das pessoas que procuravam serviços de dermatologia também tinham alguma outra doença de cunho emocional associada, como por exemplo depressão, estresse.

O que os médicos observaram é que essas pessoas relatam problemas de pele sem nenhuma causa aparente, como coceiras, pequenas lesões na pele, etc.

A pele dá sinais de que você está estressada

como problemas emocionais influenciam na pele

O estresse também é considerada uma doença de cunho emocional e por isso ela também pode acabar causando impactos negativos na sua beleza. Isso pode ser explicado pelo fato de que quando uma pessoa está estressada ela passa por alterações hormonais e isso libera algumas substâncias na corrente sanguínea que pode acabar ocasionando uma queda de imunidade e consequentemente problemas de pele já que o corpo ficara mais sujeito a infecções, por exemplo.

Dentre os principais problemas que podem surgir com o estresse podemos citar:

  • Acne: Uma pessoa estressada produz mais glândulas sebáceas e a consequência disso é uma pele mais oleosa e também mais espinhas e cravos.
  • Alergias: Os dermatologistas também explicam que o estresse age em células do tecido conjuntivo, o que acaba favorecendo do surgimento das alergias.
  • Furúnculo: Conforme explicamos, o estresse diminui a imunidade e com isso as infecções podem surgir com mais frequência, e o furúnculo nada mais é do que uma infeção, certo? Por isso ele também pode aparecer mais em pessoas com alta carga de estresse.
  • Herpes: Se você sofre com a herpes já deve ter reparado que ela aparece com mais frequência em momentos de estresse, cansaço ou até mesmo diante de acontecimentos que te deixam ansiosa.

Envelhecimento precoce

Como se não bastasse todos as condições que citamos anteriormente, o estresse e os problemas emocionais também possuem influência direta na forma como você envelhece. Isso vem sendo observado e estudado por cientistas por muitos anos, mas só recentemente eles descobriram como exatamente isso acontece.

Quando uma pessoa passa por muitos momentos de tensão, ela acaba liberando adrenalina no corpo e é esse hormônio que diminui a quantidade de uma proteína que protege o genoma.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *