Foliculite: Quais são as causas? Como acabar com esse problema?

foliculite causas

Ter a pele bonita, hidratada e lisa é o desejo de várias pessoas, contudo nem sempre é possível ter essa pele tão perfeita, pois é comum que tenhamos algum tipo de inflamação na pele, seja devido à depilação, suor excessivo ou mesmo usar roupas muito justas no corpo, e é por isso que hoje eu irei fala um pouco de uma dessas inflamações, a foliculite.

Você sabe o que é foliculite? Já teve? Sabe qual é o tratamento? Se a resposta para essas perguntas foi não, esse artigo é para você, continue lendo e confira a seguir tudo sobre a foliculite.

O que é?

A foliculite é muito comum de aparecer e pode ser bastante incômoda para as pessoas que a possui, visto que pode causar coceira, dor e vermelhidão na região.

A foliculite consiste em uma infecção dos folículos pilosos que é ocasionada por bactérias. As bactérias irão ficar na raiz dos pelos encravados provocando uma inflamação.  É importante ressaltar que a ação dessas bactérias é favorecida pela depilação, visto que ela lesiona a pele, além de ser favorecida também pelo suor excessivo e umidade.

foliculite bumbum

Esse problema poderá atingir tanto homens como mulheres e em qualquer fase da vida. Nos homens é comum perceber a foliculite na barba, enquanto nas mulheres é comum o aparecimento dessa doença na virilha, embora em ambos os sexos é possível notar essa infecção em outras partes do corpo.

Capilar

Um tipo de foliculite que não é muito comum, mas que pode afetar várias pessoas é a foliculite capilar, ela acontece por que os folículos do couro cabeludo são mais densos, assim quando eles estão danificados ficam sujeitos a ter esse tipo de infecção.

Vários fatores poderão causar a foliculite capilar, como a má higiene, uso excessivo de chapéus e bonés, produtos utilizados para tratamento de outros problemas, ou uma infecção intensa.

Para tratar esse tipo de foliculite o ideal é fazer uso de antibióticos e fazer uma boa higienização do couro cabeludo.

No rosto

A foliculite no rosto é mais comum entre os homens, visto que ela acontece na região da barba, principalmente  quando é utilizado lâminas para a remoção dos pelos.

Para tratar esse tipo de foliculite, o recomendável é lavar bem a região com sabão neutro, passar um hidratante e da preferência a barbeadores elétricos.

Nas costas

Outro lugar onde pode dar a foliculite é nas costas, apesar de não ser muito comum. Quando a foliculite nas costas é mais superficial o tratamento pode ser feito com boa higienização e uso de antibióticos, quando ela for mais profunda, o ideal é que você consulte um médico para fazer um tratamento específico.

Nas axilas

Também é muito comum surgir a foliculite na axila, sendo que ela pode ser ocasionada pela bactéria, por uso de roupas apertadas nessa região, pelo excesso de suor, ou até por causa de lesões que são feitas na pele durante a depilação.

O tratamento da foliculite na axila consiste em hidratar bem a região, utilizar sabonetes antissépticos, e tomar antibióticos.

Nádegas

Também é comum acontecer a foliculite nas nádegas que costumam aparecer após ter contato com piscinas e banheiras de hidromassagem, fazendo com que a pele fique molhada por mais tempo e assim mais propícia ao aparecimento de bactérias na raiz dos pelos.

Nuca

A foliculite também costuma aparecer muito na nuca, visto que esta é uma região que sua muito, e essa umidade excessiva é conveniente para as bactérias causadoras dessa doença.

foliculite na barba

Causas da foliculite

A foliculite pode ter algumas causas diferentes conforme a região do corpo onde ela se encontra, mas na maioria das vezes a causa dela é devido a:

Tem cura?

Sim, a foliculite tem cura, sendo que nos casos mais superficiais é possível alcançar resultados satisfatórios em poucos dias, enquanto em casos mais profundos é necessário fazer alguns tratamentos mais delicados que podem durar alguns meses.

É contagiosa?

Não, a foliculite não é contagiosa, por isso ela não poderá ser passada de um indivíduo para o outro apenas com o contato físico.

Ficou alguma dúvida sobre a foliculite? É só deixar um comentário que assim que for possível nós responderemos você.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *