Furúnculo: Veja as causas, tratamentos mais indicados e outras informações!

O furúnculo é uma complicação cutânea bastante comum. Por ser muito frequente, ele é facilmente confundido com espinhas. Entretanto, essa confusão pode ser perigosa, pois os furúnculos pedem cuidados mais específicos.

Eles se desenvolvem na área pilos sebácea da pele, onde se encontram as unidades que produzem os pelos e o suor. Quando se agravam, os furúnculos causam dores fortes, pus intenso e chegam a endurecer a área da pele ao redor.

Existem diversos tipos de furúnculos e tratamentos. Nesse artigo vamos mostrar os casos mais comuns e esclarecer as principais dúvidas sobre a inflamação. Fique ligado para saber mais sobre.

Quais são as causas do furúnculo?

A causa principal é a inflamação da área pilos sebácea. A inflamação no seu primeiro estágio é chamada de foliculite. Quando a foliculite se desenvolve sem o tratamento devido, surgem os furúnculos.

O furúnculo se forma quando existe um excesso de pus na região inflamada, chegando a sair da pele e causar a casca amarelada de pus que gera a aparência característica do furúnculo.

Além da inflamação cutânea, o furúnculo também pode ser originado pela ação da bactéria Staphylococcus aureus. Essa causa não é muito comum, porém é possível.

Veja também: As causas da micose na pele e como tratá-la!

Qual a diferença do furúnculo para o pelo encravado?

furúnculo saindo pus

O pelo encravado é uma unidade de pelo que não consegue romper a pele ao nascer e se prende na parte inferior da pele, causando a inflamação.

Um pelo encravado pode gerar a produção intensa de pus que, com o tempo, pode desenvolver um furúnculo. Porém, um pelo encravado identificado no início do processo pode ser facilmente removido sem se transformar em um furúnculo.

É contagioso?

Quando o furúnculo é causado pela bactéria, ele é altamente contagioso, assim como qualquer enfermidade bacteriana. Porém, essa bactéria faz parte da nossa flora cutânea, portanto está presente na pele de qualquer pessoa.

O desenvolvimento maligno da bactéria depende do nível do sistema imunológico do organismo. Se sua imunidade estiver baixa, a bactéria pode se desenvolver, assim como no caso da herpes.

Roupas apertadas também podem aumentar a possibilidade de surgirem furúnculos. Esses tipos de roupas causam mais fricção na pele, abaixando a imunidade do local e possivelmente ocasionando inflamações.

Áreas mais úmidas da pele também estão mais suscetíveis a inflamações e ao desenvolvimento de bactérias, como a que causa do furúnculo.

Furúnculo estourando, o que fazer?

Em casos mais graves de furúnculos, uma quantidade maior de pus se desenvolve dentro da área inflamada. Nesses casos, o pus existente pode fazer com que o furúnculo estoure. Nesses casos, são necessários alguns cuidados mais cautelosos.

Nunca force o furúnculo a estourar. Esse processo, se ocorrer, deve acontecer naturalmente. Caso estoure, a ferida ficará mais exposta e pode acontecer uma retro contaminação. Nesse caso, é imprescindível que a área seja mantida extremamente limpa, assim como suas mãos.

Aplique pomadas indicadas por especialistas, dermatológicos ou farmacêuticos, e alterne com compressas de água quente para reduzir o inchaço, reduzir a dor e a quantidade de pus.

Mantenha a compressa completamente esterilizada para evitar complicações nas inflamações.

Furúnculo na axila, no olho, na virilha

furúnculo

As inflamações cutâneas ocorrem mais facilidade em regiões da pele onde existem dobras. As axilas, virilhas e região dos olhos, portanto, são áreas de maior risco.

Essa complicação ocorre uma vez que as áreas dobráveis da pele acumulam mais calor e umidade, e menor iluminação. Dessa forma, são áreas com mais potencial para o desenvolvimento de bactérias ou inflamações.

Por essa razão, essas regiões devem ser sempre higienizadas corretamente e se manterem sempre arejadas e ao alcance da luz. Em épocas de verão, opte sempre por alternar blusas com manga e sem manga, optando pelas blusas sem manga sempre que possível.

Mantenha essas regiões sempre limpas e fique atento para o surgimento de pequenas inflamações que possam se desenvolver.

Evite calças muito apertadas e mantenha o rosto limpo, preferencialmente apenas com água fria, em dias de muito suor.

Você sabe o que é impingem? Suas causas e tratamentos? Confira um artigo completo sobre!

Qual o tratamento mais indicado?

O tratamento mais eficaz é aquele com pomadas ou remédios específicos. Porém, cada estágio e tipo de furúnculo exige um tratamento próprio.

Além disso, as compressas mornas e a limpeza com antissépticos também são fundamentais para que ocorra a drenagem espontânea do pus que se desenvolve.

Assim como falamos acima, nunca esprema o furúnculo, pois pode espalhar a infecção.

Em casos de infecção bacteriana, é necessário o tratamento com o uso de antibióticos. Nesse caso, é necessário que você faça uma consulta médica para que seja prescrito o remédio mais indicado para seu caso.

Posso tratar com pomada?

As pomadas, como dissemos, são ótimas aliadas no tratamento contra os furúnculos. Entretanto, as pomadas devem ser previamente indicadas por um especialista. O uso incorreto de pomadas inadequadas pode agravar o caso.

As pomadas são mais indicadas em casos de furúnculos bacterianos, uma vez que a maioria das pomadas possuem antibióticos em sua composição. De toda forma, a consulta médica é essencial.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *