Para que serve a hidroquinona? Como usar? Quais são seus benefícios? Saiba tudo sobre!

Manchas na pele não são nada agradáveis, não é mesmo? Ainda mais quando elas se instalam no nosso rosto e acabam destruindo nossas autoestimas. Para tratar esse problema, existe no mercado a Hidroquinona, que possui ativos que auxiliam no clareamento de manchas de diversas origens. Vesse artigo vamos ver mais a fundo sobre ela, como usar, contraindicações e mais informações.

O que é e para que serve a hidroquinona?

hidroquinona

A Hidroquinona é o princípio ativo de uma pomada que serve para uniformizar o tom da pele. Por isso auxilia no clareamento de manchas, pois seus componentes reduzem a produção de melanina na região aplicada. Desta forma despigmenta a pele mais escura e consegue deixá-la do tom original.

Ela serve para o clareamento gradual de manchas de pele, sendo indicada nos casos de: acne, melasma, sardas, manchas causadas pelo limão seguida de exposição solar, manchas senis, manchas de catapora, lentigo e demais condições que podem alterar a cor da pele.

É em gel ou pomada?

Há as duas versões da Hidroquinona, tanto em pomada quanto em gel. Para saber a melhor para o tratamento da sua pele, um médico dermatologista deve ser consultado. Mas sabe-se que a versão em gel possui melhor absorção em peles oleosas.

Como usar a hidroquinona?

mulher olhando a pele no espelho

O modo de usar também deve ser indicado pelo seu médico, pois dependendo do motivo para o uso, as recomendações podem mudar um pouco.

Em geral, a indicação é de que a Hidroquinona seja aplicada duas vezes ao dia, uma vez pela manhã e a outra a noite. Antes da aplicação, é necessário que a área tratada seja devidamente lavada com água e sabão e depois secada. Então é só aplicar uma camada fina na região desejada e depois passar o filtro solar FPS 15 (principalmente após a aplicação da manhã).

O uso do protetor é de suma importância para que não haja riscos de novas manchas aparecerem por causa da exposição ao sol com a pomada. O ideal é evitar a exposição das áreas ao sol o máximo possível, podendo ainda ser colocada roupas protetoras durante o uso.

Antes de usar, costuma-se indicar um teste de hipersensibilidade do produto. Então comece aplicando a pomada em uma pequena parte da pele com mancha e espere sua ação por 24 horas.

Se houver uma leve vermelhidão, pode ser normal e não é uma contraindicação. Mas caso também tenha  prurido, inflamação excessiva e bolhas, a pomada não deve ser usada e você deve falar com o médico.

Contraindicações do medicamentohidroquinona embalagem

A Hidroquinona não deve ser usada de jeito nenhum sem consultar um médico em: gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos. Não há ainda testes conclusivos sobre a aplicação da pomada nessas pessoas, por isso deve ser avaliado o risco com o seu especialista. Nos casos de alergia a qualquer componente da fórmula, o produto não deve ser usado.

Além disso, existem alguns casos que deve-se evitar e tomar cuidado com o uso:

  • Não use a pomada em áreas em que a pele está irritada (cortes, machucados etc) e que possuem presença de queimaduras solares.
  • Não use o creme como protetor solar.
  • Não use o produto para clarear cílios e supercílios.
  • Não deixe o produto entrar em contato com olhos e lábios. Nesses casos lave e consulte um médico.

Existem efeitos colaterais?

mulher com pele bonita - hidroquinona

Ao fazer o tratamento com a Hidroquinona deve-se saber dos possíveis efeitos colaterais que podem trazer ao seu corpo. O maior deles é usar a pomada e sair ao sol, pois pode ocorrer a fotossensibilidade a luz solar que resulta em novas manchas na pele.

Além disso, algumas reações comuns são: eritema, sensação leve de queimação e hipersensibilidade ocasional (dermatite de contato localizada, por exemplo).

Também é possível que haja ocronose exógena e manchas marrons reversíveis nas unhas, mas que são bem menos frequentes. O risco se torna maior de ocronose exógena por uso prolongados da pomada e em peles pardas.

Qual o preço, onde comprar hidroquinona?

A Hidroquinona pode ser encontrada em qualquer farmácia física ou online, geralmente não se pede receita médica. O preço sai em torno de R$20 para uma caixa com 1 bisnaga com 30g de gel. Mas você pode encontrar outras versões com outros preços. Indicamos sempre a Drogaria Onofre, uma farmácia séria, que oferece produtos e serviços de qualidade. Além de vantagens incríveis, como entrega rápida e descontos.

Clique no botão abaixo e confira os preços imperdíveis da Onofre.

botão de comprar onofre

E você, já conhecia os benefícios e efeitos da Hidroquinona? Deixe seu comentário pra gente!

 

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *