Mama-cadela: O que é? Como usar? Quais os benefícios para vitiligo e para melasma?

mama cadela

Se você é ligado nas novidades da medicina natural e alternativa, com certeza já deve ter ouvido falar da mama-cadela. Porém, mesmo assim, algumas dúvidas podem pairar sobre a sua mente a respeito dessa incrível planta.

Nos próximos tópicos vai ser possível saber, de verdade, o que é a mama-cadela, quais os benefícios dela e como é a forma correta de usar essa planta. Confira!

O que é a mama-cadela?

A mama-cadela é um arbusto, uma pequena árvore, muito comum no cerrado, no centro-oeste brasileiro. Ela também é conhecida por outros nomes populares, como mamica-de-cadela, inhoré, apé, algodão-do-campo, entre outros vários.

Ela é uma planta completa, com ramos, folhas, frutos, caules e tudo que tem direito. E é por conta do formato do fruto que tem o nome de mama-cadela.

Mas o que tornou essa planta incrível não é o seu formato ou nome, mas sim as propriedades medicinais que se encontraram nela e que hoje fazem parte de tratamentos de diversas doenças e problemas de saúde.

Para vitiligo

O vitiligo é uma doença que causa a despigmentação da pele, ou seja, a pele vai perdendo melanina, cor e passa a ficar com partes totalmente brancas, albinas mesmo. Essa doença ocorre, principalmente, em pessoas com tons de pele mais escuros, mas podem ocorrer nas mais claras também.

Não existe cura para o vitiligo, mas tem como melhorar o aspecto da pele e deixar a cor das manchas bem parecida com a cor natural da pele do paciente. Uma das formas de tratamento é com o uso da mama-cadela.

A forma de usar a mama-cadela é variada. Pode ser tomando o chá, o extrato ou as pílulas, ou, até mesmo, aplicando folhas da planta diretamente nas manchas. É a forma mais comum de se tratar o vitiligo com o uso da mama-cadela.

Para melasma

O melasma é o contrário do vitiligo. No lugar de aparecem manchas brancas e albinas pela pele, no melasma elas são escuras e ocorrem, principalmente, em pessoas de pele clara.

O uso da mama-cadela é idêntico, já que a descoberta dos pesquisadores é que ela trata manchas na pele, independente do tipo e da causa dessa mancha. Por isso, a planta tem sido muito utilizada nesses tipos de tratamento.

No caso do melasma, a mama-cadela é utilizada na forma da folha mesmo que se passa em cima da mancha, em pomadas ou pela famosa garrafada de raiz de mama-cadela, uma espécie de chá que as pessoas tomam.

creme de mama-cadela

Creme de mama-cadela

O creme ou a pomada de mama-cadela são utilizados para o tratamento específico dessas doenças de pele, que causam manchas, como o vitiligo e o melasma. Você pode adquirir o seu creme em lojas de produtos naturais e em farmácias tradicionais também.

O uso é liberado, não precisa de receita médica e a posologia vai depender da gravidade das suas manchas. De qualquer forma, é sempre bom ir ao dermatologista para ele passar o tratamento correto com o uso da mama-cadela e de outros medicamentos.

Como usar?

Para usar o creme ou a pomada, basta aplicá-lo diretamente na mancha por algumas vezes por dia. Quem vai definir a quantidade de vezes é o dermatologista, ou, até mesmo, a bula do medicamento natural que indica cada um dos casos e doenças em específico.

É muito simples mesmo de ser utilizado. Você também pode tomar duas xícaras de chá de mama-cadela por dia, ou um copo de garrafada da raiz da planta.

Benefícios

Além de ser ótima para curar manchas na pele, a mama-cadela também é excelente em casos de bronquite, úlcera, gastrite, resfriado, má circulação sanguínea, dores, inflamações diversas e até para doenças reumáticas.

É sempre bom lembrar que a mama-cadela é um remédio natural, mas que possui alguns efeitos colaterais e contraindicações. Por isso, o ideal é utilizar a planta apenas se o médico liberar. Se você tiver câncer de pele ou risco de ter, o melhor é não fazer uso da mama-cadela, porque ela pode desencadear o aparecimento e o desenvolvimento desse tumor.

O uso da mama-cadela não deve substituir o tratamento convencional indicado pelo médico. Ela é apenas uma auxiliar na cura de doenças e problemas de saúde. Caso ainda tenha restado alguma dúvida, deixe o seu comentário aqui embaixo!

0 Compart.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *