Manchas brancas na pele: O que causa? Tratamento, doenças, manchas de sol…

Sempre que aparece uma mancha, cicatriz, verruga, pinta, ou algo diferente na pele, as pessoas ficam preocupadas e acham que pode ser algo grave. Porém, fique tranquilo, na maioria das vezes não é nada demais e a mancha pode, até mesmo, sumir automaticamente após alguns dias. Um desses tipos de medos é o aparecimento de mancha branca na pele.

Nos tópicos a seguir, você vai ver as principais causas de mancha branca na pele, como tratar esse problema, será que é um sintoma de alguma doença ou é algo mais simples? Todas essas dúvidas vão ser respondidas aqui e agora!

O que causa manchas brancas na pele?

manchas brancas na pele

Não existe uma causa só, ou duas, ou três, centenas de situações podem causar manchas brancas na pele. Uma simples alergia, uma micose, ou o fato de ter ficado tempo demais no sol sem usar protetor solar. Tudo isso pode causar mancha branca na pele.

Mas claro que existem situações mais graves, a maior parte deles aparece junto com outros sintomas, com exceção de uma doença que não é perigosa, mas pode trazer graves problemas de autoestima: o vitiligo.

O vitiligo é uma doença que gera manchas brancas, na verdade, albinas, na pele. Normalmente, ela ocorre em pessoas com tons de pele mais escuros, principalmente negras. Pedaços da pele, partes do corpo, ficam com manchas completamente brancas, destoando de toda a cor da pele da pessoa.

Esse problema tem tratamento, apesar de não ter cura. Ao utilizar os medicamentos certos e seguir as orientações médicas é possível que essas manchas fiquem de uma cor muito próxima ao tom de pele do paciente e isso já é uma vitória. Só que é preciso dedicação, cuidado, força de vontade para vencer o vitiligo.

Além do vitiligo que é uma doença específica de mancha branca na pele, outras também podem aparecer, conjunto com outros sintomas. A dermatite atópica que é uma inflamação que causa manchas vermelhas, mas quando curada, deixa manchas brancas pelo corpo. Outra doença bem comum e muito contagiosa são as sardas brancas que causam bastante coceira e precisam ser tratadas com rapidez para evitar que se espalhem.

Outra doença que se caracteriza pelo surgimento de manchas brancas na pele é o pano branco, causada por fungos. Ela é mais comum em crianças e adolescentes, e não é contagiosa.

manchas brancas na pele

No caso de doenças mais graves, uma, em específico, causa manchas brancas na pele. A esclerose tuberosa, normalmente, aparece em bebês e em crianças de até seis anos. O tratamento é feito pelo dermatologista e precisa ser rápido para evitar maiores complicações.

Além disso, o câncer de pele pode causar manchas brancas pela pele e também a existência de vermes no corpo do paciente também pode fazer com que esse tipo de mancha apareça.

Como você pode perceber, as causas para essas manchas na pele são variadas e por isso o acompanhamento de um médico é indispensável. Só ele é o profissional indicado para diagnosticar e tratar o problema de forma eficaz e segura.

Falta de vitamina pode causar manchas brancas na pele?

Sim e isso está muito ligado ao fato de se ter vermes no corpo. Alguns vermes inibem a produção e o desenvolvimento de vitaminas essenciais ao corpo humano como a D e a E. Com isso, manchas branca aparecem na pele por conta da falta desses nutrientes. É um sintoma do próprio corpo para te avisar que está faltando algo.

A exposição excessiva ao sol também interfere na quantidade de vitamina E e isso também causa o aparecimento de manchas brancas na pele.

Como tratar?

Tudo vai depender da causa do seu problema. Se for uma questão de verme, basta tomar um remédio para acabar com esse micro-organismos que com o tempo as manchas vão sumir. Você também deve tomar repositores de vitamina D e E para melhorar ainda mais a sua recuperação.

Micoses e alergias também precisam ser tratadas para as manchas sumirem. O vitiligo tem medicamentos próprios que fazem com que a mancha fique com uma cor bem parecida com a da pele do paciente.

As outras enfermidades precisam ser tratadas da forma correta para que a mancha branca na pele saia. Em casos de que mesmo depois de curada a doença a mancha persista, o dermatologista faz uma aplicação de medicamentos, normalmente são ácidos, para eliminar essas manchas da pele.

Manchas brancas após tomar sol

Essas manchas são muito comuns, provavelmente você já teve alguma vez na vida. Elas aparecem após uma exposição excessiva ao sol, antes ou depois da pele descascar, mas logo saem também e a pele volta a sua coloração normal.

Se tiver gostado deste texto sobre mancha branca na pele, compartilhe-o com seus amigos e familiares!

 

0 Compart.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *