Manchas nas mãos: descubra o que pode ser o seu problema

manchas nas mãos

Existe uma infinidade de possibilidades de causas de manchas nas mãos. A maior parte delas são problemas simples, sem gravidade alguma e fáceis de serem resolvidos. Porém, em outros casos, pode ser sintoma de alguma doença mais grave.

Nos próximos tópicos você vai conhecer os principais tipos de manchas nas mãos, as suas causas, os tratamentos e outras informações relevantes a respeito deste assunto. Veja!

Manchas nas mãos devido à idade

É comum que com a chegada da terceira idade e até um pouco antes disso, apareçam manchas pequenas pela pele das pessoas. Isso se deve, principalmente, à exposição ao sol durante toda a vida dessa pessoa. É uma consequência natural do corpo que não traz malefício algum a não se a continuidade dessas manchas nas mãos.

Para eliminar essas manchas nas mãos por conta da idade, você deve ir a um dermatologista e fazer um tratamento específico com o uso de medicamentos ácidos que destroem essas células mortas. As manchas são, normalmente, de cor marrom ou próximo disso. Caso as suas manchas sejam de outras cores, procure imediatamente o médico para fazer os exames e descobrir o que é.

Essas manchas marrons que aparecem na pele de pessoas mais velhas também ocorrem em outras partes do corpo. Porém elas são mais comuns em áreas de maior exposição à luz solar, como braços, pernas, pés e, claro, as mãos.

Manchas vermelhas nas mãos

manchas vermelhas nas mãos

Muitas pessoas se preocupam com o aparecimento de manchas  da cor vermelha nas mãos. Entretanto, na maior parte das vezes não é nada grave. A principal causa dessas manchas é alergia a algum objeto, ou animal, ou alimento e isso se resolve com um simples antialérgico.

Contudo, se o aparecimento das vermelhidões vier junto com outros sintomas, aí sim pode caracterizar alguma doença mais grave. A dengue, por exemplo, tem como sintoma o aparecimento de manchas vermelhas por toda a pele.

Entre as possíveis causas de manchas nas mãos vermelhas, as mais conhecidas são: alergia, micose, Dengue, Zika Vírus, Eczema, Rubéola, Psoríase e Lúpus.

Manchas normais, sem estiverem em alto-relevo, pequenas, isoladas, normalmente indicam uma alergia ou micose. Agora quando são várias manchas espalhadas por todo o corpo, juntas e com outros sintomas, é possível que seja sim uma doença mais grave.

No caso da psoríase, essas manchas são maiores, às vezes preenchem quase que a totalidade de uma  parte do corpo. Já o Lúpus é uma doença muito grave, que aparece manchas que são, na verdade, feridas, grandes, com textura de machucado e que doem.


Leia aqui e entenda o que é a psoríase: Tem cura? Tratamento?


Manchas brancas nas mãos

mancha branca nas maos

Assim como as manchas vermelhas, a maior parte do aparecimento de manchas brancas nas mãos e na pele como um todo é por conta de alergias ou micoses. Porém, também podem ser sintomas de algumas doenças.

O vitiligo é uma transtorno que destrói parte da melanina do corpo de pessoas. Isso faz com que partes da pele fiquem brancas, albinas mesmo. Esse transtorno pode ocorrer na mão e as pessoas acharem que é apenas uma mancha. O vitiligo não tem cura, mas tem tratamento e pode ser estabilizado. É possível até voltar com uma cor semelhante nas partes antes manchadas de branco.

A exposição ao sol também pode causar manchas brancas na pele, principalmente quando se está perto de começar a descascar por conta de queimaduras. Algumas doenças, como a sarda, também causam manchas brancas nas mãos.

Como tirar manchas nas mãos

Essa é uma questão muito abrangente e que, na maioria das vezes, vai depender da causa dessas manchas. Se for uma doença como a dengue, por exemplo, elas vão desaparecer assim que ela for curada. Caso seja uma alergia, tomar um anti-histamínico vai fazê-las sumir, ou apenas esperar a pele acalmar também resolve.

Se as suas manchas são permanentes, o tratamento é outro. Se elas foram causadas pela exposição ao sol ou outros problemas de pele, o tratamento é feito com dermatologista. Este profissional normalmente indica o uso de medicamentos, ou, ele mesmo aplica alguns ácidos que destroem essas manchas nas mãos.

Manchas nas mãos de idosos

mancha nas mãos idosos

As manchas nas mãos de idosos são normalmente as amarronzadas. Elas aparecem por conta da exposição ao sol com o passar dos anos. De qualquer forma, é sempre bom fazer uma ou duas visitas por ano ao dermatologista. Assim, é possível fazer exames e saber a origem, a causa e a solução para essas manchas nas mãos e em toda a pele.

Gostou deste texto e das informações sobre manchas nas mãos? Compartilhe seus amigos no facebook e whatsapp!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *