Micose de pele: Quais são as causas? Ela coça? Pega? Veja fotos e descubra como tratar!

mulher cocando o proprio braço por causa da micose de pele

Cuidar da pele é muito importante para que ela fique sempre bonita e hidratada, porém muitas vezes mesmo cuidando dessa pele é possível que apareça alguns problemas, como por exemplo, a micose de pele, que pode aparecer em qualquer outra parte do corpo causando bastante desconforto.

Se você está com micose na pele, mas não sabe como pode tratá-la, esse artigo é para você. A seguir iremos falar tudo o que você precisa saber sobre a micose na pele. Continue conosco e confira a seguir.

O que é a micose na pele?

A micose de pele consiste em uma infecção causada por fungos que pode gerar coceira e vermelhidão na pele.

Os fungos da micose se alimentam da queratina encontrada na superfície da nossa pele, por isso, ela se espalha e pode afetar qualquer parte do corpo, sendo mais comum nas unhas e cabelos (locais onde existe maior concentração de queratina).

É mais comum que a micose apareça na época do verão, pois o calor e o suor ajudam a favorecer a multiplicação dos fungos, formando o habitat ideal para eles sobreviverem: quente e úmido.

Além disso, é bem comum que a micose apareça mais em pessoas que possuem problemas de suor excessivo, assim a proliferação dos fungos será muito maior.

Entre os fatores de risco da micose estão:

  • Ter problemas de suor excessivo;
  • Contato direto com piscinas, vestiários e outros lugares úmidos;
  • Ter um sistema imunológico muito baixo;
  • Lesões nas unhas;
  • Má circulação sanguínea.

Essa infecção é altamente contagiosa, por isso, a micose de pele pega sim de uma pessoa para outra, seja com o contato direto com a pele ou com objetos contaminados.

Quais são as causas?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é a micose na pele é preciso saber o que causa ela, assim é mais fácil se prevenir e evitar ter esse tipo de problema em sua pele.

O principal causador da micose na pele são os fungos, mas para que eles possam causar esse problema é necessário outras condições como ambientes quentes e úmidos e baixa imunidade do indivíduo.

É muito comum que essa infecção apareça principalmente após o indivíduo tomar antibióticos, já que assim a presença de bactérias benéficas na pele irá diminuir e será mais fácil para os fungos se reproduzirem.

Compartilhar roupas, circular descalço em locais públicos, suar excessivamente e ter relações sexuais desprotegidas podem aumentar as chances do indivíduo ter micose na pele.

manchas brancas de micose de pele

Que sintomas a micose de pele apresenta?

Se você ainda não tem certeza se está com micose, saber os sintomas dela pode ser fundamental para que você consiga diagnosticar essa doença, e é por isso que eu separei abaixo os principais sintomas da micose na pele, que são:

  • Coceira excessiva;
  • Vermelhidão na pele;
  • Descamação da região;
  • Frieira;
  • Manchas brancas;
  • Coloração da pele alterada (mais clara ou mais escura).

É mais comum o aparecimento da micose em locais da pele onde tem dobras, mas ela poderá aparecer em qualquer região do corpo.

Outro ponto importante a destacar é que o vitiligo é uma doença autoimune que também pode manifestar o surgimento de algumas manchas brancas no corpo. Por isso, é importante ir ao médico assim que notar manchas claras, pois elas podem não ser apenas fungos.


📌 Você está com manchas brancas e arredondadas na pele? Clique aqui e leia sobre os sintomas do pano branco!


Como devo tratar a micose?

O tratamento da micose na pele é bem simples, sendo que ele consiste em tomar remédios antifúngicos, e usar cremes ou pomadas.

Para que você possa conhecer qual é o melhor tratamento e como ele deve ser feito, é imprescindível que você consulte o seu dermatologista, assim ele irá analisar seu caso e dizer o tratamento correto para o seu tipo de micose.

pomada clotrimazol para micose de pele

Existe alguma pomada para micose de pele?

Sim, as pomadas são excelentes para tratar a micose na pele, pois elas irão agir diretamente na região afetada pela micose melhorando o aspecto da região e matando os fungos aos poucos.

Entre as mais utilizadas estão as pomadas com os seguintes princípios ativos:

  • Clotrimazol
  • Fluconazol
  • Imidazol
  • Miconazol
  • Cetoconazol
  • Sulfeto de selênio

O ideal é que durante o tratamento, você não interrompa a aplicação da pomada, passando diariamente, sem exceção, de 1 a 4 semanas. Também durante esse período evite entrar em contato com áreas úmidas novamente.

É possível comprar pomadas para tratar esses fungos em qualquer farmácia física ou online. A EuroClinix, por exemplo, é uma farmácia online que emite uma prescrição médica e entrega gratuitamente em todo o Brasil.

Clique no botão abaixo para comprar a pomada de clotrimazol pela EuroClinix:

comprar clotrimazol na euroclinix

E remédio em comprimido?

Caso a infecção não melhore após iniciar o tratamento com a pomada e não pare de se espalhar, seu dermatologista pode indicar alguns comprimidos que agirão mais rapidamente.

Atualmente os medicamentos mais eficientes são à base de:

  • Cetoconazol;
  • Fluconazol;
  • Itraconazol;
  • Terbinafina.

Quais sabonetes podem reduzir a micose de pele?

Atualmente existem apenas sabonetes antibacterianos, ideais para utilizar no dia a dia, principalmente em crianças que entram em contato com locais sujos e cheios de bactérias.

Contudo, a micose na pele é uma infecção causada por fungos, por isso, os sabonetes não irão combatê-los. O ideal é buscar tratamentos em pomadas ou comprimidos.micose na pele

Quais são os tipos?

Existem vários tipos de fungos que causam infecções diferentes na pele, o que justifica a necessidade de ir a um médico antes de administrar algum remédio.

Afinal, você pode aplicar uma pomada para um tipo de micose e ela não fazer efeito porque o tipo que se manifestou na sua pele é outro.

Os principais tipos de micose na pele são:

  • Micose na unha: infecção nas unhas que poderá deixá-la deformada, amarelada e grossa, em alguns casos essa micose poderá ser transmitida para a região em volta da unha.
  • Pano branco: esse tipo de micose irá impedir que a pele produza melanina ao estar exposta ao sol, fazendo com que os locais onde o fungo está instalado fique com manchas brancas.
  • Frieira: esse tipo de micose na pele afeta a região entre os dedos do pé.
  • Micose na virilha: mais comum do que parece, a micose na virilha afeta principalmente pessoas que usam roupas muito apertadas na região da virilha ou pessoas obesas, visto que causam muita umidade e calor nessa região, deixando o ambiente favorável ao fungo.
  • Impingem: essa micose consiste no aparecimento de um círculo vermelho com uma pele branca no meio, podendo surgir em qualquer parte do corpo.

📌 Você suspeita que tenha impigem? Clique aqui para ler mais sobre o que é impingem e como tratar.


micose coceira

Micose coça? E pega?

Sim, a micose na pele tem como principal sintoma uma coceira intensa na região afetada pelo fungo.

Além disso, enquanto os sintomas são visíveis, ela é contagiosa e pode ser transmitida de uma pessoa para outra com muita facilidade.

Ficou alguma dúvida sobre o que é e quais são os tipos de micose na pele? Deixe um comentário que assim que for possível responderemos você.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...

2 Comments

    1. Boa tarde!
      Eu gostaria de ajudar minha irmã. Que desde sua infância sofre com um tipo de micose que nunca teve cura, meu sonho é ver ela livre dessa doença, não aguento mais ver ela com isso e se reclamando, é trite, principalmente agora no verão, e que posso fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *