Minoxidil: O que é e para que serve? Como usar na barba, no cabelo… Será que funciona mesmo?

minoxidil

Muitas pessoas buscam soluções para problemas estéticos e de saúde na internet, leem alguns artigos e notícias sobre o assunto, mas, mesmo assim, ainda possuem desconfianças com certos produtos. Esse é o caso do minoxidil, que vem sendo bem comentado na web por suas propriedades, mas muita gente ainda tem medo de usar.

Nos tópicos a seguir, você vai retirar todas as suas dúvidas a respeito do uso do minoxidil. O que ele é, para que serve, se tem efeitos colaterais, se realmente funciona, entre outras dúvidas comuns de quem busca saber mais a respeito desse medicamento. Veja!

O que é e para que serve?

O minoxidil é um remédio que serve para diminuir a pressão arterial e fazer a dilatação dos vasos sanguíneos de forma bem potente, forte e com duração mais longa. Ou seja, ele serve mesmo para o tratamento da hipertensão arterial e é muito utilizado por pacientes que possuem esse grave problema saúde que mata milhões de pessoas todos os anos no mundo inteiro.

Porém, muitas pessoas passaram a utilizar o minoxidil como fórmula para outra questão completamente diferente e meramente estética: o crescimento de barba. Homens com barbas falhas e ralas descobriram que esse remédio pode fazer aumentar a quantidade de pelos no rosto e esse produto virou uma febre no público masculino.

Só que existe um grave problema nisso, o minoxidil não é um produto cosmético, mas um remédio forte para hipertensão arterial. Pessoas que tomam ou usam o minoxidil como tratamento estético, podem ter graves problemas de saúde, como a hipotensão arterial, que é a pressão excessivamente baixa, que pode causar até a morte.

Por isso, o ideal é que você utilize o minoxidil apenas para o tratamento da hipertensão. Não faça de um medicamento forte como esse o uso como produto cosmético e estético, porque as consequências podem ser graves.

Minoxidil para barba

minoxidil pra barba

Como o minoxidil tem alguns elementos na sua fórmula que podem ajudar a enfrentar a calvície, muitos homens passaram a utilizar esse remédio para aumentar o voluma e o preenchimento da barba.

Não há evidência alguma científica que prove que o minoxidil vá funcionar para o crescimento e preenchimento da barba, mas pode ser que isso realmente ocorra, por conta da presença do metabólico que combate a calvície.

É uma possibilidade, não uma realidade. Ou seja, em algumas pessoas o minoxidil funciona para o crescimento e preenchimento da barba. Já em outras ele não causa efeito algum. Tudo vai depender do metabolismo da pessoa, das suas próprias características genéticas e do porquê da barba dessa pessoa ser rala ou pouco preenchida.

No mais, o ideal é que você busque tratamentos estéticos específicos para a barba ou calvície. O minoxidil é um remédio para hipertensão arterial e é muito perigoso utilizá-lo com outro fim.

Minoxidil manipulado

Você pode compra o minoxidil em lojas de manipulação e em farmácias tradicionais. Tudo vai depender de você ou da receita indicada pelo seu médico. Se for utilizar o medicamento como forma estética, apesar de não ser saudável fazer isso, o melhor é comprar o minoxidil já pronto em farmácias.

Isso porque o remédio manipulado tem uma concentração baixa de 2% a 3% e isso não vai causar diferença alguma na sua barba ou calvície. Para tentar melhorar mesmo a sua situação estética, o nível ideal de concentração do minoxidil é de 5% e isso você encontra normalmente nos remédios já vendidos em farmácias comuns.

Pode ser que em alguma farmácia de manipulação faça o minoxidil de 5%, mas é mais incomum. O normal é ter lá apenas os de 2% ou 3 %.

Onde comprar? Qual é o preço?

Você pode comprar o minoxidil em farmácias comuns, de manipulação e em sites especializados. Existem três laboratórios principais que oferecem o produto: Foligain, Kirkland e Rogaine.

O valor do minoxidil é bem caro. Custa mais de 150 reais em farmácias tradicionais e o resultado pode não ser o esperado. Por isso, o ideal é fazer o uso de produtos estéticos específicos para barba e calvície e não um remédio para hipertensão arterial.

Minoxidil funciona mesmo?

Como vasodilatador e diminuidor da pressão arterial, o minoxidil funciona perfeitamente, mas só deve ser usado com indicação, orientação e receita médica.

Caso você queira usar o remédio para preencher a sua barba ou curar da calvície, pode ser que ele funcione, mas não é nada certo.

Se tiver restado alguma dúvida sobre o uso do minoxidil, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *