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Nutrição e beleza da pele


A beleza da pele é reflexo daquilo que comemos, por isso a nutrição se faz tão essencial para quem quer estar com a pele sempre bonita e radiante. Envelhecemos um pouquinho a cada dia, o que determina se envelheceremos bem ou não, são fatores genéticos ou externos, como alimentação, sol, exercícios físicos em excesso e poluição. Para controlarmos o envelhecimento da pele causado por fatores externos podemos nos proteger do sol com filtro solar, boné e chapéu, enquanto cuidamos da alimentação tentando conter os radicais livres.

Nutrição e beleza

nutrição da pele

Os radicais livres derivam de células desajustadas que com o passar do tempo consomem a energia das células sadias para se manter em equilíbrio. Ao consumir a energia de outras células, elas acabam fragilizando uma infinidade de células a sua volta promovendo o envelhecimento da pele. Uma maneira encontrada para conter os radicais livres, é fornecer às células do nosso corpo, alimentos antioxidantes. Os alimentos antioxidantes evitam que as células “oxidem”, fornecendo a elas energia necessária para que possam se manter em equilíbrio.

Vitamina A

A vitamina A é o elemento que mais favorece a contenção dos radicais livres. Ela pode ser encontrada nas frutas como morango, batata doce, fígado, folhas verdes e ovos. Você também deve usar esses alimentos, como morango e batata doce, em máscaras caseiras para a pele.

 

Alimentos antioxidantes

Os alimentos antioxidantes possuem vitaminas essenciais que são capazes de conter os radicais  livres, são eles:

  • Frutas cítricas;
  • Carne vermelha;
  • Aves;
  • Frutos do mar;
  • Verduras;
  • Damasco seco;
  • Farinha de soja;
  • Arroz integral;
  • Legumes como tomate, cenoura, batata;
  • Derivados do leite;
  • Óleo vegetal;
  • Grãos, nozes e sementes;
  • Vinho tinto e chá verde;
  • Cebola;
  • Ovos.

Como equilibrar esses alimentos nas refeições do dia

Nem sempre podemos nos beneficiar de todos esses alimentos durante o dia, então podemos tentar suprir essas necessidades com base nessas dicas:

  • Café da manhã: 1 fruta ou suco natural, leite ou iogurte, pão de grãos ou ovos.
  • Almoço: 1 suco natural, arroz integral, feijão, 1 tipo de carne, 1 tipo de folha verde e 1 tipo de legume.
  • Lanche da tarde: 1 fruta, barra de cereal ou iogurte.
  • Jantar: Sopa de legumes com torrada, 1 cálice de vinho.

Mas se de jeito nenhum  você consegue se alimentar com todos esses alimentos todos os dias, complemente a sua alimentação com vitaminas em cápsulas, e pílulas antioxidantes.

Alimentar-se bem, também regenera a saúde mental. Revitaliza a memória e aumenta a percepção.

Alimentos que devemos evitar

Os radicias livres podem ser desencadeados pelo consumo de alimentos industrializados. A gordura e os componentes químicos encontrados em excesso nesses alimentos liberam toxinas que desestabilizam as células. Evite salsichas, hambúrgueres, refrigerantes (pois contém muito açúcar), bolachas recheadas, frituras e agrotóxicos. Os nutrientes são importantes para uma pele saudável, beneficie-se deles.


Sobre Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Tenho 37 anos, sou casada há 20 e, me tornei mãe de 3 filhos. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Neste site compartilho informações sobre beleza, dicas e cuidados. Pra falar comigo entre em contato através do e-mail ou redes sociais.

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