Nutrição e hidratação da pele

nutrição e pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo formada por duas camadas: epiderme e derme. Sua função está relacionada à proteção contra danos mecânicos, microrganismos e radiação provocada pelo sol. Além disso, a pele mantém o equilíbrio com o meio externo, para garantir a manutenção vital interna. A deficiência de certos nutrientes que podem faltar na dieta acabam por acarretar manifestações cutâneas. Portanto a alimentação tem papel fundamental na beleza da pele, pois fornece substâncias necessárias à nutrição das células.

Vitaminas essenciais para a saúde e beleza da pele

nutrição e pele

A nutrição interna reflete no meio externo (pele). Para ter uma pele saudável, bem hidratada e nutrida, a dieta deve ser equilibrada: rica em fibras, cereais integrais e vegetais crus. Também recomenda-se a redução no consumo de doces e gorduras. E o mais importante: tomar até 1 litro e ½ de água para hidratar a pele de dentro para fora.

Vitamina C (síntese de colágeno), vitamina A, complexo B e zinco melhoram o aspecto da pele e dão integridade ao epitélio. Fontes de carotenoides (vegetais alaranjados) hidratam a pele, deixando-a macia, combatem radicais livres e protegem contra os raios solares. Outros nutrientes necessários são o ômega-3 e a vitamina E, por terem funções anti-inflamatórias e impedirem a peroxidação dos lipídeos.

O que não pode faltar na dieta para uma pele bonita?

  • Frutas cítricas : laranja, limão, acerola, damasco…
  • Legumes: tomate, cenoura, batata-doce, abóbora…
  • Verduras: Couve, espinafre, brócolis, alface…
  • Peixes: Atum, sardinha e frutos do mar (ômega-3 e zinco)
  • Grãos: feijões, gérmen de trigo (vitamina E), linhaça, castanha-do-pará, Líquidos: água-de-coco, levedo de cerveja, iogurte desnatado e aveia.

Suplementos naturais fazem bem para a pele

Suplementos naturais que podem ser utilizados: Geleia real (possui ação cicatrizante e combate o estresse da pele), pfáffia (ajuda na restauração e renovação celular), óleo de peixe, óleo de linhaça, óleo de fígado de tubarão, óleo de gérmen de trigo, levedo de cerveja em cápsula (complexo B), chlorella, espirulina, cavalinha (silício – síntese de colágeno), cápsulas de acerola (vitamina C), betacaroteno e silício orgânico.

Whey Protein causa espinhas

Os suplementos como o Whey Protein podem favorecer o surgimento de acnes ou espinhas. Ele aumenta a produção de hormônios que obrigam o fígado a criar elementos que favorecem a produção de sebo. Este sebo, por sua vez, deverá ser liberado pelos poros da pele, aumentando o risco do surgimento de cravos e espinhas na pele.
Outra provável causa do transtorno que são as espinhas, se dá pela elevada transpiração que acontece durante as atividades físicas na academia. O suor pode obstruir os poros e provocar infecções por bactérias.

49 Compart.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *