Home » Tratamento para pele » O que é câncer de pele

O que é câncer de pele


O câncer de pele  é provocado em 90% dos casos por exposição solar excessiva, é o tipo de câncer que mais ocorre no mundo.Como a sua ferida fica visível sobre apele, este tipo de câncer pode ser diagnosticado e tratado precocemente, com uma grande porcentagem de cura.Existem três tipos principais de câncer de pele:

 

  • Carcinoma Basocelular: é o que ocorre com mais frequência e é o menos agressivo. É um nódulo de coloração rosada que cresce de forma lenta até se transformar uma ferida de cicatrização difícil.
  • Carcinoma Espinocelular: é mais grave que o primeiro, pois seu crescimento é mais rápido e precoce. O inicio deste tipo de câncer é uma crosta ou ferida pequena que aparece repentinamente na pele.
  • Melanoma Maligno: é o tipo menos frequente e o mais grave de todos, pois as lesões provocadas podem se enraizar e se espalhar rapidamente para outras partes do corpo, devido ao sangue e a linfa.

 

Sintomas do câncer de pele

É importante conhecer os sintomas e realizar um autoexame com frequência, para procurar o médico o quanto antes:

  • Ferida que não cicatriza e não tem motivo aparente.
  • Sinal de nascença ou pinta que sofreu alterações na cor, tamanho ou aspecto, e que está apresentando dor, coceira ou até sangramento.

Estes são os sinais mais frequentes de câncer de pele, por isso ao notar qualquer alteração deste tipo procure imediatamente um dermatologista que vai precisar o diagnostico, e, se confirmado, encaminhar o paciente para o tratamento adequado.

Tipos de tratamento de câncer de pele

cancer de pele
Para cada tipo de câncer de pele, o médico indicará um tipo de tratamento, que poderá ser cirúrgico, tópico, ou através de radioterapia.No caso do carcinoma basocelular, o tratamento adequado deverá ser tópico acompanhado de radioterapia.

Fatores de Risco do câncer de pele

Os fatores de risco podem aumentar as chances de se desenvolver a doença, principalmente após os 15 anos de idade. Confira:

  • Hereditariedade: pessoas que possuam parentes de primeiro grau que já tiveram câncer tem mais chance de desenvolver o problema.
  • Exposição solar: a exposição solar excessiva é responsável por 90% dos casos de câncer de pele.
  • Pele clara e com sardas: estão mais sujeitas à doença.
  • Imunossupressores: diminuem a resistência do organismo, deixando-o mais vulnerável à doença.

Prevenção do câncer de pele

O câncer de pele pode ser prevenido pela pouca exposição ao sol, principalmente entre os horários que compreendem as 10hrs da manhã e as 16hrs da tarde.Se a exposição solar for inevitável, recomenda-se o uso de protetor solar ideal para a sua pele, fator 15, ou, acima de, além do uso de  bonés, chapéus, e camisetas de algodão.

Caso você faça parte do grupo que compreende os fatores de risco,  o ideal para prevenir o problema ou tratar precocemente, deverá ser uma visita regular ao dermatologista.Examine o corpo a procura de sintomas periodicamente e,  não esquecer nunca o filtro solar!


Sobre Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Tenho 37 anos, sou casada há 20 e, me tornei mãe de 3 filhos. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Neste site compartilho informações sobre beleza, dicas e cuidados. Pra falar comigo entre em contato através do e-mail ou redes sociais.

um comentário

  1. Estou com cancer no meu nariz, testa e queixo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

Peelings.com.br
Cadastro para Clínicas e Profissionais
Cadastre a sua clínica de dermatologia. É GRÁTIS! Adicione na mensagem telefone e endereço.
OBRIGADO! Em breve estará em nosso site.
Peelings.com.br
Fale conosco
Envie sua mensagem, entraremos em contato o mais rápido possível.
OBRIGADO! Por sua mensagem.
Baixe grátis o E-book
10 sucos que rejuvenescem a pele
  Nós odiamos spam e nunca vamos compartilhar seus detalhes.