Home » Tratamento para pele » O que é quelóide

O que é quelóide


Ouve-se sempre falar das quelóides, mas o que é quelóide?Quelóides são cicatrizes endurecidas e elevadas, que se formam após traumas como cirurgias, vacinas, acne,  e em locais onde objetos podem perfuraram a pele de um lado a outro, como quando aplica-se  piercing. Diferentes das cicatrizes comuns, as quelóides não diminuem com o passar do tempo.

Como se formam as quelóides

queloide tratamento

Quando a pele sofre um ferimento, suas células se multiplicam preenchendo o espaço que ficou vazio devido a morte celular. O correto é que esta reprodução se encerre assim que o espaço for preenchido, formando uma cicatriz, que irá diminuir com o tempo. Se as células continuam se reproduzindo após este espaço ter sido preenchido, surge uma cicatriz do tipo quelóide.

As partes do corpo onde se formam as quelóides

Os lugares mais afetados são: ombros, pescoço, central do tórax, dorso, lobos das orelhas, parte superior das costas, queixo, parte inferior das pernas. Pessoas negras têm mais facilidade para desenvolver este tipo de alteração na cicatrização devido à descendência africana e não à cor da pele.

Como são os quelóides

Os quelóides podem ter uma aparência rosada, avermelhada ou escura.São de formato saliente e podem se apresentar com uma superfície brilhosa.Elas se destacam pela aparência, e não causam dor física.O tratamento dos quelóides se faz necessário por uma questão de aceitação social, e para que se evite constrangimentos e sofrimento psicológico.

Tratamento do quelóide

Não existe um tratamento específico para tratar um quelóide e sim uma série de procedimentos que podem ser combinados para aumentar sua eficácia. Quanto antes forem iniciados, melhor serão os resultados alcançados.

  • Injeções de cortisona:As injeções são o tipo mais indicado de tratamento para quelóides pequenos ou que estão no início do desenvolvimento. O medicamento é injetado na lesão, com intervalo de quatro a seis semanas. Este tratamento diminui o tamanho da cicatriz e a irritação.
  • Medicamentos recentes: no caso de pessoas que querem evitar o quelóide antes mesmo que ele se forme, medicamentos como Interferon, Fluoracil e Tamixofeno aplicados na lesão podem ser muito benéficos, pois diminuem a produção de colágeno, responsável pelo crescimento exagerado da cicatriz.
  • Criocirurgia: Consiste em congelar a lesão com nitrogênio líquido para reduzir o quelóide, tornando-o mais liso e com menos relevo, mas pode causar o clareamento da pele no local onde for aplicado o nitrogênio.
  • Laserterapia – Muito eficaz no clareamento e diminuição do quelóide.
  • Betaterapia – É recomendada quando o indivíduo apresenta tendência a desenvolver quelóides e necessita de uma cirurgia. Nesse caso a aplicação de radiação no local onde houve a necessidade de realizar cortes pode reduzir o risco de surgirem as cicatrizes.

Os mais diversos tratamentos de pele costumam ser longos, pois geralmente tratam a derme a partir  de uma intervenção abrasiva, que estimula a pele a se regenerar na área afetada de maneira suave, evitando assim, as manchas.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes