O que são estrias

o que é estria

 As estrias são temidas pelas mulheres, mas muitas não sabem exatamente o que são e como surgem essas incômodas marquinhas na pele.As estrias são provocadas pela ruptura das fibras de colágeno e elastina presentes na pele. Essas fibras são responsáveis por garantir à pele elasticidade e firmeza.

Essa ruptura ocorre quanto as fibras são esticadas demais, e acabam não aguentando. Isto pode ocorrer quando a pessoa engorda demais, quando a mulher engravida, quando a pessoa cresce aceleradamente ou durante o efeito sanfona, em que a pessoa engorda e emagrece rapidamente. Problemas hormonais também podem provocar o problema.

o que é estria

As estrias são portanto lesões na pele, que apresentam formato linear e geralmente aparecem de forma paralela, e podem ter de 1 a ate vários centímetros de extensão.

Quando surgem, as lesões são avermelhadas ou rosadas e conforme vão evoluindo vão assumindo uma coloração esbranquiçada e brilhante. Em pessoas morenas as estrias podem ficar com a coloração mais escura que o tom da pele.

As estrias costumam aparecer na barriga, nas coxas, nas nádegas, no dorso (principalmente nos homens), nas axilas e em outros lugares em que a pele tenha sido esticada de forma brusca.

Enquanto as estrias ainda estão com coloração avermelhada, é indicado realizar tratamentos, pois eles surtirão mais efeito. Mas quanto elas atingem a coloração branca, é muito mais difícil tratar e os tratamentos servirão apenas para amenizar a cor e textura da estria.

Como evitar as estrias

A melhor forma de evitar as estrias é mantendo uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, para manter o peso estável e evitar o rompimento das fibras.

Promover a hidratação corporal tomando bastante água e passando cremes também ajuda a prevenir. O uso do óleo de amêndoas por exemplo, ajuda a hidratar a pele, sendo indicado inclusive durante a gravidez.

Tratamentos para estrias

O tratamento mais popular para as estrias é o peeling, que promove a renovação celular e a produção do colágeno, atenuando bastante a aparência das estrias na pele.

O ideal é procurar um dermatologista ou esteticista para saber a extensão da lesão e qual a melhor forma de tratar o problema.

Compart. 0

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *