Pano branco: O que é? Quais são os sintomas? O que pode levar ao aparecimento desse fungo?

pano branco pele

As infecções por fungos são muito comuns de aparecerem em nossa pele, isso por que eles costumam se proliferar com muita facilidade, principalmente no verão, que é quando o corpo produz mais suor e está mais quente. Uma das doenças que podem ser ocasionadas por fungos e causam bastante desconforto as pessoas infectadas é o pano branco.

Você já ouviu falar do pano branco? Sabe o que ele é e se é contagioso? Ainda não? Então esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo sobre o pano branco. Continue lendo e confira!

O que é o pano branco?

Muito comum em lugares com clima quente e úmido, como em várias localizações aqui no Brasil, o pano branco, também conhecido como micose de praia ou pitiríase versicolor é uma doença de pele ocasionada por um fungo chamado Malassezia furfur.

É caracterizada por pequenas manchas brancas espalhadas pelo corpo, que se da pela produção de ácido azeláico pelo fungo, assim onde é produzido o ácido azeláico é vetado à produção de melanina naquela localização, impedindo assim que a pele fique totalmente bronzeada, surgindo às pequenas manchas brancas.

No rosto

Por se tratar de um fungo que pode conviver tranquilamente em nosso organismo é bem comum seu aparecimento no rosto, onde normalmente algumas pessoas costumam ter a pele mais oleosa e com maior produção de umidade, sendo um lugar muito propício à proliferação do fungo.

Na pele

Outro fator que favorece a permanência do fungo e consequentemente do pano branco, além da oleosidade, é a queratina encontrada na pele. Por esse motivo é mais comum seu surgimento na pele, podendo afetar todo o corpo, ainda que em manchas pequenas nas costas, nos ombros, no lado interno dos braços, e próximo as axilas.

pano branco

Durante a gravidez

É comum que algumas mulheres vejam surgir algumas manchas brancas em seu corpo durante a gravidez, que é conhecido como pano branco, isso por que durante esse período as mulheres costumam suar mais e apresentar o corpo mais quente, principalmente durante o verão.

Para que a mulher possa se livrar desse problema é necessário que ela consulte um médico para que ele possa dizer qual é o tratamento adequado para acabar com o pano branco e que não irá fazer mal ao bebê.

Na unha

Outra forma que o fungo encontra para se alimentar e manter-se a todo vapor na pele é se alimentando da queratina encontrada também na unha, e por isso é bem comum também seu aparecimento nas unhas.

Ocasionando a popular micose de unha, um dos maiores vilões quando o assunto é micose.

Pano branco é contagioso?

O que muitas pessoas não sabem é que o pano branco não se transmite ao compartilhar toalhas e roupas, em contato com a areia ou qualquer outra forma, na verdade o fungo causador do pano branco já está presente em sua a pele há anos e o que acontece quando surge o pano branco é só o resultado da manifestação deste.

Causas

As causas que levam o fungo a se manifestar e consequentemente surgir o pano branco são:

  • O calor excessivo
  • O excesso de suor na pele, que pode ser consequência deste calor
  • Oleosidade da pele
  • Pré-disposição genética
  • Pessoas com imunidade baixa, como pacientes com HIV, crianças e idosos.

Sintomas

O principal sintoma do pano branco é mesmo o aparecimento das manchas brancas pelo o corpo, podendo essas às vezes vir acompanhada por coceira na área, no entanto outras variações do sintoma poderão aparecer, sendo elas:

  • Descamação da pele;
  • Manchas arredondas que poderão ser brancas ou amareladas;
  • Manchas que vão e vem após o verão.

É muito comum o surgimento destes sintomas no peito, no pescoço, nas costas, e no couro cabeludo, mas eles podem surgir em qualquer área do corpo. Normalmente a mancha começa bem pequena e com a tonalidade bem leve, somente com o passar do tempo vem tomando forma e se torna mais aparente.

Fique de olho nos sintomas, pois quanto mais rápido for descoberto o pano branco, mais rápida será a duração do tratamento.

Pomada para pano branco

As pomadas mais recomendadas para o tratamento do pano branco são:

  • Cetoconazol
  • Terbinafina
  • e Econazol

Elas são administradas normalmente de 3 a 21 dias durante o período da noite.

Ficou alguma dúvida? Deixe-a nos comentários.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *