Podofilina: Para que serve? Como usar? Tem efeitos colaterais?

podofilina verruga

Muitas pessoas com problemas de pele que vão de uma simples verruga até casos mais sérios, como o HPV e o câncer de pele, são tratadas com base em um medicamento chamado de podofilina. O que poucos sabem é para que de fato serve esse remédio e como ele deve ser utilizado.

Nos tópicos a seguir, você vai entender tudo a respeito da podofilina. Preste bastante atenção para não perder nenhum dado sobre o assunto. Confira!

Para que serve a podofilina?

A podofilina é um remédio manipulado que possui uma substância que funciona como se fosse um ácido. Esse ácido elimina verrugas da sua pele com algumas semanas de aplicação.

Porém, por ser uma substancia forte, a podofilina é também perigosa e precisa ser aplicada por um médico, um farmacêutico, ou alguém que saiba fazer a aplicação da forma correta. Caso você espalhe o ácido pela sua pele, ele vai queimá-la por onde passar.

Por isso, a podofilina deve ser aplicada diretamente nas verrugas, com auxílio de um cotonete, por exemplo. Depois disso, é preciso isolar a área com um band-aid, ou outro tipo de curativo. Após algumas horas, lave a área e só aplique de novo o medicamento no outro dia.

O ideal é ir ao médico que ele vai passar o tipo de tratamento específico para o seu problema. Tem pacientes que usam o remédio todo dia, outros apenas três vezes por semana e por aí vai.

A podofilina é um remédio que ataca verrugas, então, ele pode ser usado no tratamento de verrugas mesmo, ou de HPV e até de câncer de pele. Todas essas doenças podem apresentar verrugas como sintoma e, ao eliminar essas verrugas, é capaz, inclusive, de se curar o problema, a depender da gravidade da enfermidade.

HPV

O HPV é uma doença sexualmente transmissível e que é uma das causas do câncer de colo de útero nas mulheres. É uma enfermidade muito perigosa, porque, na maioria das vezes, não apresenta sintomas, principalmente nos homens.

Em alguns homens podem aparecer verrugas, mas apenas seis meses após o paciente já estar infectado. Isso é muito perigoso, pois sem saber que está com a doença, ele pode passar para outras pessoas, mulheres, que vão contrair o HPV e podem ter problemas mais graves com isso.

Por isso, o ideal para evitar o HPV é o uso da camisinha sempre que for fazer sexo, fazer exames de rotina para descobrir se está ou não  com a doença e tratá-la assim que descobrir.

O uso da podofilina no HPV é para tratar as verrugas que são o principal sintoma da doença. O médico aplica diretamente nelas e após algumas sessões elas caem. Isso não é certeza da cura do HPV, mas, em conjunto com os demais tratamentos, é possível controlar e se livrar da doença. A seguir explicaremos sobre a Wartec, uma pomada cujo princípio ativo é a podofililina.

pomada wartec

Wartec – Pomada a base de podofilina

Como você já sabe, no caso das verrugas causadas pelo HPV, um dos tratamentos possíveis é a base de medicamentos que tem como princípio ativo a podofilina. Um desses medicamentos é o Wartec, uma pomada que possui um ótimo desempenho no tratamento das verrugas genitais causadas pelo HPV.

A sua aplicação é muito simples e basta aplicar o Wartec com as mãos limpas e secas, tomando o cuidado de verificar se o local onde a pomada será aplicada também está nas mesmas condições. Após a aplicação basta fazer uma leve massagem para que a pomada seja absorvida.

Caso seja um local que você não consegue alcançar com facilidade, como por exemplo, o ânus, o ideal é usar um espelho ou até mesmo contar com a ajuda de alguém que seja da sua intimidade para te ajudar a aplicar o Wartec no local certo.

Sobre a frequência de uso, o ideal é usar o produto duas vezes por dia, durante três dias. Após o terceiro dia você deve suspender o uso. Caso a verruga ainda permaneça você pode repetir o processo por até quatro semanas.

A compra do Wartec pode ser feita pela internet, e um site que gostamos de recomendar aos nossos leitores é o da EuroClinix, uma farmácia e consultório online que entrega em todo Brasil, além de possuir preços justos e compra completamente segura.

Além disso, no site da EuroClinix você pode parcelar a sua compra e a entrega é feita em embalagem discreta, onde ninguém saberá o que você está recebendo.

Clique a seguir e faça seu pedido!

comprar site euroclinix

Câncer de pele

O câncer de pele é uma doença extremamente perigosa e que ocorre, normalmente, pela alta exposição da pele ao sol durante os anos. O primeiro sintoma do câncer de pele é, exatamente, o aparecimento de pintas e verrugas com formatos e cores bem diferentes das mais comuns.

A podofilina age já nesse primeiro momento e elimina as verrugas e pintas para que o câncer de pele não se alastre por todo o corpo. Ao observar algo diferente na sua pele, vá até o dermatologista, faça os exames e, se for o princípio de um câncer de pele, é só fazer o tratamento com a podofilina que esses pequenos tumores em formato de verruga vão ser eliminados.

Caso o câncer de pele já esteja em um estágio mais avançado, outros tipos de tratamento são utilizados, como os tradicionais radioterapia e quimioterapia.

podofilina

Verrugas

Todos os tratamentos com podofilina são para eliminar verrugas. Elas podem ter várias origens, inclusive o HPV e o câncer de pele, ou por questões bem mais simples e menos perigosas.

O tratamento é o mesmo para todos: aplicar a podofilina exatamente em cima da verruga, sem deixar o líquido se espalhar pela pele saudável. A quantidade de vezes da aplicação por dia e por quantas semanas é definida pelo dermatologista.

Como usar?

Você tem que aplicar a podofilina diretamente na verruga. Para isso, molhe um cotonete com o líquido do remédio, tire o excesso das laterais para não derramar na pele saudável, coloque o cotonete em cima da verruga e espere por cerca de cinco segundos.

Após isso, tampe o local com um curativo ou band-aid e, depois de seis horas, lave o local com água e sabão e depois o seque. Em alguns dias, você já vai sentir que as verrugas estão caindo.

Tem efeitos colaterais?

O principal efeito colateral é a pele queimada e avermelhada, caso o remédio caia em cima da pele saudável. Além disso, pode causar outros efeitos mais graves, como náuseas e vômitos.

O uso da podofilina é para aplicar diretamente na verruga, jamais tome esse medicamento por via oral, porque ele pode te matar.

Podofilina 5%

Existem diversos tipos de medicamentos com base na podofilina. O de 5% é o mais fraco, normalmente utilizado em verrugas causadas por problemas menos graves.

Podofilina 10%

Um pouco mais forte que a 5%, mas também com uma quantidade relativamente pequena perto de outras podofilinas que possuem grau de 25%, por exemplo. Também é usada no tratamento de verrugas comuns, mas também pode ser utilizado nas de HPV e câncer de pele.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre o uso da podofilina, deixe o seu comentário aqui embaixo!

0 Compart.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *