Pomada cicatrizante: Para tatuagem, para a boca, para queimaduras, para cortes, etc…

pomada cicatrizante

Ter uma alimentação saudável é muito importante, tanto na dieta quanto no processo de cicatrização da pele, para evitar que fique uma mancha ou uma cicatriz feia no local do ferimento.

Além disso, na hora de fazer o curativo é importante usar uma pomada cicatrizante que tenha nutrientes e propriedades específicas que a pele precisa para se regenerar com mais rapidez, e para evitar infecções.

Mas afinal toda cicatriz precisa dos mesmos tipos de cuidados? Pode usar a mesma pomada cicatrizante em tudo? Quando passar uma pomada cicatrizante? É o que vamos explicar no artigo de hoje, além de falar das melhores pomadas.

Qual tipo de pomada é mais indicada para tatuagem?

pomada para tatuagem

Para ajudar a cicatrizar a tatuagem mais rápido, você pode usar pomadas como a Bepantol Derma, Nebacetin ou alguma Pomada de Aloe Vera.

Pomada cicatrizante para queimadura

Em casos de queimadura, as pomadas mais indicadas pelos médicos são a Fibrase, Esperson, Dermazine ou Nebacetin.

Pomada cicatrizante para boca

pomada cicatrizante para boca

Feridas na boca também exigem cuidados, e cada pomada cicatrizante pode ajudar em cada caso específico:

  • Aftas: Apesar de ser mais comum o uso de pomadas anestésicas, pode ser indicada uma pomada cicatrizante com Policresuleno.
  • Herpes labial: Como é causada por vírus, a indicação é uma pomada que tenha propriedades antivirais, como o Aciclovir.
  • Pequenos ferimentos causados por mordidas, aparelho ortodôntico e até mesmo queimaduras por causa de alimentos muito quentes também podem ser tratados com Policresuleno.

Pomada cicatrizante para cortes

Para cortes mais superficiais, você pode usar a Reclus ou Cicatrizan. Se o corte oferecer risco de infecção, a pomada cicatrizante mais indicada é a Nebacetin.

Pomada cicatrizante antibiótica

A pomada cicatrizante antibiótica mais usada e recomendada por médicos é a Nebacetin, que tem dois antibióticos (a neomicina e a bacitracina zíncica), que inibem o crescimento de vários tipos de bactérias que causam infecções de pele e de mucosas.

Pomada cicatrizante após cirurgias

A pomada cicatrizante mais usada após cirurgias é a Nebacetin, mas é importante que o seu médico indique a melhor pomada, assim como indique quanto tempo depois da cirurgia você deve começar a usar.

Como falamos, a Nebacetin é uma pomada cicatrizante antibiótica, e por isso deve ser indicada por um médico, e não deve ser usada em todo tipo de ferida.

Para depois da cesariana, a pomada cicatrizante mais indicada pelos médicos é Cicalfate, podendo ser substituída pela Kelo-cote.

Pomada cicatrizante para espinhas

A pomada Clindoxyl Gel é especialmente indicada para combater as impurezas da pele, inclusive a Acne, porque tem ação cicatrizante e anti-inflamatória, que ajuda a diminuir as manchas vermelhas na pele e a eliminar cravos e espinhas.

Pomada cicatrizante íntima

O Policresuleno é uma substância ativa encontrada em pomadas cicatrizantes muito indicadas para tratamento de feridas nas regiões íntimas como inflamações, infecções ou lesões teciduais cérvico-vaginais (por ex. corrimentos vaginais causados por bactérias, tricomonas, infecções fúngicas, vaginites, cervicites e úlceras por compressão em pacientes usuárias de diafragma intrauterino) e no condiloma acuminado.

O Policresuleno também é indicado para distúrbios anais comuns, como hemorróidas, fissuras, prurido (coceira) e eczemas (irritação com vermelhidão).

Pomada caseira

pomada cicatrizante caseira

Se você preferir, pode fazer a sua própria pomada cicatrizante em casa mesmo, usando a erva-do-bicho, uma planta com excelentes propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias que ajudam no processo de cicatrização, ao mesmo tempo que reduzem a dor. Veja essa receita fácil de fazer e muito barata:

Ingredientes

  • 2 colheres de folhas secas de erva-de-bicho;
  • 100 ml de óleo mineral;
  • 30 ml de parafina líquida.

Modo de preparo

Coloque as folhas secas numa panela e cubra com o óleo mineral.

Ligue o fogo baixo e deixe ferver por cerca de 10 minutos, mexendo sempre. A seguir, coe e misture com a mesma quantidade de parafina líquida até formar uma mistura homogênea.

Despeje num recipiente de vidro e mantenha devidamente fechado.

Bepantol

Bepantol se tornou uma queridinha das mulheres para cuidar da pele, e por ter propriedades que ajudam na regeneração da pele, deixa a pele nutrida e fortalecida, causando um efeito cicatrizante que pode ser usado em tatuagens e no tratamento de feridas e queimaduras, além de rachaduras nos seios e nos lábios.

Ibasa

Ibasa é uma empresa que desenvolve produtos estéticos e medicamentos veterinários para animais de pequeno e grande porte, e tem uma pomada cicatrizante que pode ser usada em cães, gatos e bovinos como antisséptico e cicatrizante no tratamento de lesões e feridas, inclusive quando há contaminação por Staphylococcus.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *