Queloide: O que é? Como evitar? Como tratar! Descubra Aqui!

queloide

De repente no lugar daquele seu tão almejado piercing no nariz nasce um espécie de bolinha estranha e com aparência inflamada. E agora, o que aconteceu? Calma, que seu nariz não vai cair como costumam dizer por aí. O que aconteceu é que em sua pele nasceu uma temida queloide.

Apesar do exemplo acima ser sobre as queloides que surgem nas regiões em que se foi furado um piercing, as causas do seu aparecimento podem ser bem variadas. Mas não se preocupe que os tratamentos também seguem essa ideia de variedade, então se esse é o seu caso e você não sabe o que fazer, vem saber certinho o que são as queloides, suas causas e tratamentos.

O que são as queloides?

A queloide nada mais é do que um crescimento grande do colágeno, que se desenvolve em torno de uma pele já danificada com o intuito de auxiliar a ferida a selar. Ela é como uma cicatriz que cresce de forma anormal do tecido durante a cicatrização. A aparência tende a ser endurecida, de grande espessura e cor avermelhada que lembra uma feridinha inflamada. Seu tamanho as vezes pode assustar, que pode chegar até a 30 cm. De semanas e até meses para se desenvolver, elas podem também apresentar dor e coceiras na região. Seu surgimento é mais comum nas costas, ombros e mamas por serem lugares de maior espessura do corpo. Mas também é bem presente o aparecimento em orelhas e nariz após a perfuração com piercings e brincos.

Queloide

Quais são as causas?

As causas podem variar bastante e geralmente estão interligadas com lesões cutâneas na pele. A chance do surgimento das queloides ainda são maiores em casos genéticos, em que há um gene maior dos pais para esse tipo de lesão. As causas mais comuns são:

  • Cicatriz provocada por acnes;
  • Queimaduras na pele;
  • Cicatriz provocada por varicela;
  • Piercings e tatuagens no corpo;
  • Arranhões e/ou machucados;
  • Incisão de cirurgia.

Ainda além da questão genética, há tipos de pessoas que têm maior probabilidade de ter queloides, são os casos de:

  • Afro-descendentes;
  • Ascendência asiática e hispânica.
  • Faixa de idade entre 10 e 20 anos;
  • Sexo feminino.

Como evitar?

A maior forma de evitar é se afastando das causas mais prováveis se você estiver entre os grupos de maior probabilidade de desenvolver as queloides. Nunca há como ter certeza se a queloide irá ou não aparecer na pele, mas nesses casos é melhor evitar principalmente a implantação de piercing nas regiões de maior risco como a orelha e o nariz.

Queloide

Tem cura?

Sim, a queloide tem cura. E apesar de ter uma aparência muitas vezes assustadora é mais um problema estético do que de saúde. Há vários tratamentos que são eficazes em eliminar a queloide de vez da pele.

Como tirar uma queloide?

Há várias formas de tirar uma queloide e o tratamento irá depender do motivo do surgimento da lesão como também o tamanho. Dependendo do tipo da queloide é mais indicado uma consulta com um profissional para que seja indicada a melhor forma para tratar. Confira alguns tipos de tratamentos:

  • Pomadas: Uma das formas mais simples e indicadas em queloides que estão no começo do seu desenvolvimento, é o uso de pomadas. Nomes como Cicatricure, Skimatix e Kelo-cote se mostram muito eficazes em seus resultados.
  • Peeling: em queloides mais desenvolvidas, o peeling pode ser uma boa opção. A aplicação de uma solução química na região afetada ajuda a regenerar as camadas e eliminar as lesões.
  • Injeção de cortisona: também é mais indicada em queloides que estão no seu início e ainda são pequenas. A injeção é aplicada na região afetada com intervalos de 4 a 6 semanas e ajuda a diminuir a cicatriz e irritação.
  • Criocirurgia: nesse tratamento, a queloide é eliminada através do congelamento da lesão com o nitrogênio líquido. Isso faz com que ela fique mais lisa e menor, só que no procedimento pode ser que a região da queloide fique com uma tonalidade um pouco mais clara que a sua pele.
  • Laserterapia: como o nome diz, esse procedimento é feito com um laser que aquece a camada superficial, a epiderme e a derme. Esse laser irá remover as camadas mais afetadas e em seu lugar deixando que as camadas mais naturais da pele fiquem expostas.
  • Betaterapia: além de tratar uma queloide que já surgiu, esse tratamento pode ser feito antes de cirurgias e até por pessoas que são mais dispostas a desenvolverem a lesão na pele. É feita através da aplicação de radiação na região que poderá desenvolver cortes e isso irá reduzir os riscos de cicatrizes.

 

Cicatricure para Queloide: Onde comprar?

Uma opção para ser ver livre da queloide é o Cicatricure Gel, um produto desenvolvido para amenizar aparência de cicatrizes. Muitas pessoas tem resultados muito significativos usando o Cicatricure contra queloides.

O Cicatricure é vendido em diversas farmácias, inclusive você pode comprar online e receber no conforto da sua casa. Para realizar compras online nós indicamos as drogarias Araújo e Onofre. São dois estabelecimentos confiáveis, com sites seguros e bons preços. Para conferir as opções de preço do Cicatricure na Araújo e na Onofre clique nos botões abaixo.

Gostou das nossas dicas sobre queloide? Deixe seu comentário!

 

 

Compart. 0

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *