Queloide: O que é? Dói? Coça? Como evitar? Como tratar! Descubra Aqui!

queloide

De repente no lugar daquele seu tão almejado piercing no nariz nasce um espécie de bolinha estranha e com aparência inflamada. E agora, o que aconteceu? Calma, que seu nariz não vai cair como costumam dizer por aí. O que aconteceu é que em sua pele nasceu uma queloide.

Além do piercing, outras feridas na pele podem ocasionar a queloide, mas também existem vários tratamentos. Quer saber como tratar a sua? Confira no nosso artigo!

O que é?

A queloide nada mais é do que um crescimento grande do colágeno, que se desenvolve em torno de uma pele já danificada com o intuito de auxiliar a ferida a selar.

Ela é como uma cicatriz que cresce de forma anormal do tecido durante a cicatrização. A aparência tende a ser endurecida, de grande espessura e cor avermelhada que lembra uma feridinha inflamada.

Seu tamanho as vezes pode assustar, que pode chegar até a 30 cm. De semanas e até meses para se desenvolver, elas podem também apresentar dor e coceiras na região.

Seu surgimento é mais comum nas costas, ombros e mamas por serem lugares de maior espessura do corpo. Mas também é bem presente o aparecimento em orelhas e nariz após a perfuração com piercings e brincos.

Queloide

Qual é a melhor pomada para queloide?

Algumas das pomadas mais indicadas para queloides simples são:

  • Contractubex
  • C-Kaderm
  • Kelo Cote
  • Skimatix Ultra

Outra opção para ficar livre da queloide é o Cicatricure Gel, um produto desenvolvido para amenizar aparência de cicatrizes. Muitas pessoas tem resultados significativos usando essa pomada contra queloides.

Esse gel é vendido em diversas farmácias pelo Brasil, inclusive em drogarias online, como a Onofre, mais conhecida por entregar em todo o Brasil, e a Araújo.

Pela Onofre você encontra o gel Cicatricure pelos menores preços, tendo opções de 30g por R$ 29,90 e de 60g por R$ 39,90.

Confira os preços clicando no botão abaixo:

Já na Drogaria Araújo, é possível adquirir também um kit de tratamento completo da Cicatricure, veja os preços abaixo:

O Cicatricure também tira queloide de piercing?

Sim, o Cicatricure Gel pode ser utilizado para suavizar a aparência de qualquer cicatriz, inclusive as queloides causadas por inflamação de piercing.

Porém, caso tenha uma inflamação mais grave que não esteja cicatrizando, o ideal é ir ao médico, pois talvez seja necessário um tratamento com antibióticos.

E na orelha?

A queloide na orelha é bastante comum nas pessoas, já que essa área do corpo é onde mais furamos para usar brincos e piercings mais simples.

Portanto, não se preocupe, você pode aplicar o Cicatricure Gel na orelha e se aplicado da forma correta você verá como a cicatriz irá diminuir e reduzir sua aparência arroxeada ao longo dos dias.

Como devo usar a pomada?

Para cicatrizes mais recentes, o Cicatricure deve ser aplicado 3 vezes por dia durante 8 semanas, passando uma grande quantidade na área afetada.

Caso seja para eliminar queloides, o indicado é aplicar bastante gel também 3 vezes ao dia, mas durante um período maior, podendo se estender até os 6 meses.

Queloide

Quais são as causas?

As causas podem variar bastante e geralmente estão interligadas com lesões cutâneas na pele. A chance do surgimento das queloides ainda são maiores em casos genéticos, em que há um gene maior dos pais para esse tipo de lesão. As causas mais comuns são:

  • Cicatriz provocada por acnes;
  • Queimaduras na pele;
  • Cicatriz provocada por varicela;
  • Piercings e tatuagens no corpo;
  • Arranhões e/ou machucados;
  • Incisão de cirurgia.

Ainda além da questão genética, há tipos de pessoas que têm maior probabilidade de ter queloides, são os casos de:

  • Afro-descendentes;
  • Ascendência asiática e hispânica;
  • Faixa de idade entre 10 e 20 anos;
  • Sexo feminino.

➦ Clique aqui para saber também sobre como acabar com manchas de espinhas!


A queloide dói? Quais são os sintomas dela?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o formato e tamanho da queloide assustam, mas ela não causa nenhum tipo de dor, como também não causa coceira.

Os sintomas para identificar a queloide são cicatrizes salientes e duras, com alto relevo na pele. Além disso, elas costumam ter uma coloração mais escura do que seu tom de pele normal e os locais em que elas mais aparecem são: orelha, ombros, tórax e rosto.

Como evitar as queloides?

A maior forma de evitar é se afastando das causas mais prováveis se você estiver entre os grupos de maior probabilidade de desenvolver as queloides. Nunca há como ter certeza se a queloide irá ou não aparecer na pele, mas nesses casos é melhor evitar principalmente a implantação de piercing nas regiões de maior risco como a orelha e o nariz.

Tem cura?

Sim, a queloide tem cura. E apesar de ter uma aparência muitas vezes assustadora é mais um problema estético do que de saúde. Há vários tratamentos que são eficazes em eliminar a queloide de vez da pele.

aplicação de laserterapia em pele com queloide

Quais são os tratamentos para queloide?

Há várias formas de tirar uma queloide e o tratamento irá depender do motivo do surgimento da lesão como também o tamanho.

Dependendo do tipo da queloide é mais indicado uma consulta com um profissional para que seja indicada a melhor forma para tratar. Confira alguns tipos de tratamentos:

  • Pomadas: Uma das formas mais simples e indicadas em queloides que estão no começo do seu desenvolvimento, é o uso de pomadas. Nomes como Cicatricure, Skimatix e Kelo-Cote se mostram muito eficazes em seus resultados.
  • Injeção de cortisona: também é mais indicada em queloides que estão no seu início e ainda são pequenas. A injeção é aplicada na região afetada com intervalos de 4 a 6 semanas e ajuda a diminuir a cicatriz e irritação.
  • Criocirurgia: nesse tratamento, a queloide é eliminada através do congelamento da lesão com o nitrogênio líquido. Isso faz com que ela fique mais lisa e menor, só que no procedimento pode ser que a região da queloide fique com uma tonalidade um pouco mais clara que a sua pele.
  • Peeling: em queloides mais desenvolvidas, o peeling pode ser uma boa opção. A aplicação de uma solução química na região afetada ajuda a regenerar as camadas e eliminar as lesões.
  • Laserterapia: como o nome diz, esse procedimento é feito com um laser que aquece a camada superficial, a epiderme e a derme. Esse laser irá remover as camadas mais afetadas e em seu lugar deixando que as camadas mais naturais da pele fiquem expostas.
  • Betaterapia: além de tratar uma queloide que já surgiu, esse tratamento pode ser feito antes de cirurgias e até por pessoas que são mais dispostas a desenvolverem a lesão na pele. É feita através da aplicação de radiação na região que poderá desenvolver cortes e isso irá reduzir os riscos de cicatrizes.

Gostou das nossas dicas sobre queloide? Deixe seu comentário!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *