Rosácea: Descubra o que é e como pode ser tratada!

Mulher com Rosácea

Problemas dermatológicos são bastante comuns, todos uma vez ou outra vão se deparar com pelo menos algum deles. Nesses casos, saber como lidar para encontrar a sua solução é muito importante.  Um desses problemas é a rosácea, que apesar das causas não serem muito conhecidas, possui diversos tipos de tratamento.

Nesse artigo abordaremos um pouco mais dessa inflamação da pele e mostraremos os tratamentos mais indicados. Acompanhe:

O que é rosácea?

Afetando na maioria das vezes a região da face, as rosáceas são inflamações crônicas da pele e se não tratadas adequadamente, vão se tornando pior com o passar do tempo. Apesar de existir tratamento, o problema não tem cura e as soluções apresentadas aliviam apenas os sintomas, tornando o incômodo menos perturbador.

Ela se caracteriza pelo aparecimento de manchas vermelhas na pele com evidencias de veias que podem ser vistas a olho nu.  As rosáceas podem inclusive apresentar pequenas erupções cutâneas que se assemelham as de uma alergia ou espinhas.

Mulher com Rosácea

Como acontece, o que causa?

As causas da rosácea não são conhecidas a fundo, sendo a combinação de hereditariedade e fatores do desenvolvimento da pessoa, as principais que levam ao seu aparecimento. É preciso saber, rosáceas não são causadas por maus hábitos de higiene.

Contudo, depois de instalada na pele, as rosáceas devem ser tratadas. E para não agravar o problema, algumas medidas devem ser tomadas como evitar bebidas quentes, álcool, altas temperaturas, exercícios, cosméticos e drogas que estimulem a dilatação das veias.

Apesar de não ter causa certa, a inflamação pode ser encontrada com mais freqüência em pessoas do sexo feminino e que possuem a pele fina e enfraquecida, principalmente aquelas danificadas pelo sol. Também são fatores que estimulam o aparecimento a pessoa possuir mais de 30 anos, ser fumante e ter histórico familiar de rosáceas.

Tem tratamento?

Como falado anteriormente, as rosáceas não possuem cura, contudo o tratamento deve ser feito para que o problema não piore. O primeiro fator que deve ser considerado ao se iniciar um tratamento medicamentoso é o de que em que fase clínica está a inflamação.

Além disso, você deve evitar os fatores de risco apresentados no tópico anterior como consumo de bebidas alcoólicas e quentes. Geralmente o tratamento começa com o uso de protetor solar e sabonetes específicos, além de antimicrobianos de uso tópico. Confira como age alguns desses tratamentos:

  • Medicamentos de uso tópico: São pomadas e loções que ajudam a diminuir a inflamação e vermelhidão, podendo ser aplicando uma ou duas vezes ao dia. Geralmente esse tipo de medicação é prescrita juntamente com alguma de uso oral.
  • Antibióticos: Eles são prescritos devido as suas propriedades antiinflamatórias. Geralmente os resultados com esse tipo de medicamento são mais rápidos do que os apresentados apenas pelo uso de cremes tópicos.
  • Tratamento a laser: Para os que possuem muitas veias aparentes devido as rosáceas, o tratamento a laser é indicado. Ele deve ser feito por um profissional dermatologista e pode causar dor durante o processo.
  • Roacutan: Essa medicação é indicada nos casos em que a rosácea tenha se tornado um problema grave e em que os outros tratamentos não surtiram efeito benéfico. Essa droga faz com que as glândulas sebáceas cessem a produção de óleo, e por ser muito forte, pode causar diversos efeitos colaterais desagradáveis.

Mulher com Rosácea

Tem cura?

Não. Rosácea não tem uma cura definitiva, sendo o tratamento dos seus sintomas a melhor opção para lidar com os efeitos da inflamação. Outra consideração que deve ser feita é a de que se não tratada, a tendência dela é sempre piorar, chegando a um ponto que já passará a influenciar negativamente na sua qualidade de vida.

Rosácea coça?

Geralmente a rosácea não provoca coceira nos afetados, sendo esse sintoma possível, porém não comum. O que aparece com mais freqüência é a sensação de queimação na pele e vermelhidão.

Contudo, por ser um problema que afeta principalmente pessoas com pele sensível, a inflamação pela rosácea pode causar irritação da pele, o que levará a coceira. Nesses casos o mais importante é manter a pele hidratada com produtos próprios para o problema.

Se você está apresentando os sintomas apresentados nesse artigo a melhor opção é procurar ajuda médica especializada. Somente um profissional da área poderá recomendar o melhor tratamento conforme o seu caso específico.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *