Sarna Humana: Quais os sintomas? Tem cura? Saiba mais!

sarna humana

A Sarna humana, nome popular da Escabiose é uma doença muito comum, de fácil contágio e conhecida principalmente pela conceira intensa. Poucas pessoas realmente a conhecem e sabem quais são seus tratamentos, mas pode afetar indivíduos de qualquer faixa etária, sendo mais comum em crianças. Pensando nisso, a seguir eu elaborei um artigo para te ajudar e esclarecer todas as suas dúvidas a respeito dessa doença.

Continue lendo e confira tudo a seguir!

O que é a sarna humana?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 100 milhões de pessoas (1.5% da população mundial) sofre com a Escabiose, popularmente conhecida como sarna humana.

A sarna é uma doença de pele que afeta homens e mulheres, mas principalmente crianças, já que se trata de uma doença contagiosa sendo muito comum seu aparecimento principalmente nessa faixa etária.

A doença é causada devido a um parasita, ácaro sarcoptes scabiei, que se aloja no hospedeiro e se reproduz. Sua vida fora do alojamento é bem curta, não sobrevivendo a mais de 3 dias, mas já em contato com a pele poderá sobreviver até 2 meses, visto que se alimenta das proteínas da pele, como a queratina, por exemplo.

Você poderá encontrar sarna humana em qualquer parte do corpo. Porém as áreas mais comuns de contato são: entre os dedos das mãos e dos pés, nas palmas das mãos, nas axilas, nos cotovelos, nas dobras das pernas e dos joelhos, e em bebês, no pescoço.

Muitas pessoas acreditam que o surgimento da sarna humana tem haver com a condição de higiene pessoal, mas a proliferação da doença se dá em áreas de clima tropical, de muitas multidões e normalmente sem acesso a água.

Quais os sintomas?

Se por algum motivo você teve contato com a sarna e não conhece os sintomas, saiba que pode demorar até cerca de 6 semanas para que os sintomas apareçam. Se caso, o indivíduo tenha tido a doença anteriormente, os sintomas podem surgir com até 4 dias.

Sintomas mais comuns da sarna humana:

  • Geralmente conceira intensa que se agrava durante a noite
  • Aparecimento de lesões e pápulas(irritações na pele), como pontinhos, bolinhos com relevo, principalmente, nas dobras da pele

Áreas comuns para aparecer as pápulas na pele:

  • Punhos
  • Cotovelos
  • Axilas
  • Dedos das mãos e dos pés
  • Cintura
  • Nádegas
  • Em mulheres podem surgir nos seios
  • Em homens podem surgir na região genital

sarna humana corpo

Como se pega a sarna humana?

A sarna humana se pega através do contato físico com outras pessoas, e por isso é muito comum sua transmissão em locais onde existem muitas pessoas juntas.

Os contatos entre crianças e adolescentes nas escolas costumam não transmitir a sarna humana, mas ainda assim é bom ficar sempre atento e evitar muito contato físico.

Ainda que a pessoa não tenha percebido nenhum sintoma da sarna humana é possível que aconteça a transmissão da doença, e por isso é bom também se atentar ao compartilhamento de roupas de camas e vestimentas em geral, já que é uma das vias mais comum de transmissão da sarna humana.

Qual o tratamento?

Felizmente a sarna humana tem tratamento, mas poderá variar de acordo com cada grupo de pessoas que possui essa doença.

Gestantes e bebês, por exemplo, possuem um tratamento diferenciado em relação a jovens e adultos.

O médico responsável pelo diagnóstico e orientação sobre tratamento é o dermatologista.

Como é o tratamento?

O médico dermatologista poderá prescrever o tratamento somente a partir de uma observação do local, ou caso julgue necessário, a partir de uma pequena amostra da pele para exames laboratoriais. Basicamente os tratamentos são à base de medicamentos e cremes dermatológicos, onde são aplicados após o banho no período da noite e retirados no dia seguinte, pela manhã.

Em alguns casos é necessário que faça o tratamento em pessoas portadoras da doença e também pessoas que tem ou tiveram mais contato com o paciente, como acontece em lares de idosos, e presídios, por exemplo.

O tempo de tratamento da sarna humana poderá variar, mas normalmente acontece ao decorrer de poucas semanas.

É importante ressaltar que, se o indivíduo for infectado pela primeira vez, pode demorar até 6 semanas para que os sintomas apareçam. Diante disso, é recomendado que as pessoas que tiveram contato com esse indivíduo, também procure um médico.

sarna humana punho

Tem cura?

Sim. Conforme dito acima a sarna humana tem cura, mas dependerá dos devidos cuidados no tratamento, por isso é importante à procura de um médico especialista o quanto antes, até para que a doença não se agrave.

Medidas para tratar a sarna humana

Mesmo após iniciar o tratamento é necessário tomar algumas medidas para que o tratamento aconteça de forma eficiente, ou para que não haja uma nova transmissão, por isso é recomendável que:

  • Aspire toda a casa e veículo compartilhado sempre que possível, incluindo carpetes, tapetes, e estofados;
  • Troque de roupa diariamente, mesmo que não a tenha sujado;
  • Não compartilhe vestimentas de nenhum tipo;
  • Lavar sempre que possível roupas de cama, de banho, e pessoais.

Ainda que você tenha terminado o tratamento e tomado os devidos cuidados, pode acontecer de persistirem as coceiras, para aliviar a coceira e acabar de vez com o problema:

  • Aplique uma toalha molhada na área irritada.
  • Aplique loções hidratantes diariamente.

Tomando esses cuidados fica mais fácil de evitar repassar essa doença.

Ficou alguma dúvida sobre a Sarna humana? Deixe um comentário que assim que for possível nós responderemos você!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *