Vitamina D: Para que serve? Quais são seus benefícios? Em quais alimentos vou encontrá-la? Saiba mais!

Você toma sol diariamente? Com um mundo tomado por trabalhos dentro de escritórios cada vez mais, cresceu muito a quantidade de pessoas que não tem contato nenhum com a exposição solar nos seus dias. Mas no que isso afeta a minha vida? Vitamina D!

Parece que todas as vitaminas são encontradas nos alimentos, mas essa em especial tem sua maior fonte em um lugar que a natureza nos dá: o sol.

Por isso, se você é uma daquelas pessoas que não coloca o corpo para receber a luz do sol por pelo menos 20 minutos por dia, pode ser que haja falta desta vitamina no seu organismo.

Hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano, entenda para que ela serve, quais são os seus benefícios para nós e como tanto a falta quanto o excesso podem ser prejudiciais para nossa saúde.

Para que serve a vitamina D?

A vitamina D controla em torno de 270 genes do nosso corpo, incluindo as células do sistema cardiovascular. Mas a sua maior serventia para o nosso organismo está no papel de facilitador da absorção do cálcio pelo corpo.

Desta forma, propicia uma melhor saúde dos ossos e dos dentes. Além disso, é ótimo para prevenir doenças como a obesidade e a diabetes.

Quais são seus benefícios?

benefícios da vitamina D

Além de ser fundamental para uma absorção do cálcio satisfatório em nosso organismo, a vitamina D oferece mais benefícios para a nossa saúde. Dentre os principais:

  • Aumento da absorção do fósforo no intestino;
  • Fortalecimento dos ossos e dentes;
  • Prevenção da obesidade, diabetes, hipertensão e esclerose múltipla;
  • Aumento da produção de músculos;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Melhora da saúde cardiovascular;
  • Prevenção de alguns tipos de câncer, como: cólon, de reto e da mama;
  • Prevenção do envelhecimento precoce.

Leia também os benefícios da vitamina E para os cabelos e as maneiras de usar!

Em que alimentos encontrar?

alimentos que contém vitamina D

Existem alguns alimentos que são fontes de vitamina D, porém o verdadeiro poder está no sol, que é responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe.

Dentre os principais alimentos, estão:

  • Salmão
  • Sardinha e atum em lata
  • Fígado de boi
  • Ovo
  • Iogurte
  • Queijo cheddar
  • Manteiga
  • Óleo de fígado de bacalhau

Consumir esses tipos de alimentos no dia a dia ajudarão a aumentar a quantidade de vitamina D no organismo, porém não vão suprir a quantidade que o organismo necessita. São os raios ultravioletas do tipo B (UVB) que ativam a síntese da substância.

Para evitar a carência, além dos alimentos, é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol diariamente em áreas maiores. Quanto mais da pele exposta, maior a quantidade de vitamina D será absorvida.

É importante não passar protetor solar nesses minutinhos, pois eles inibem a retenção da vitamina. Após o tempo indicado, o protetor pode e deve ser usado.

Existe necessidade da suplementação?

vitamina D

A necessidade de suplementar a vitamina D existe quando há uma constatação médica de que a substância está carente no organismo ou para tratar doenças específicas.

Por isso, antes de tomar qualquer suplemento é importante passar no médico e realizar exames de sangue que comprovarão a necessidade.

 Quais vitaminas são essenciais para uma pele bonita? Clique aqui e veja o artigo completo sobre isso!

Onde comprar e preço?

Suplementos de vitamina D podem ser comprados em farmácias e lojas de produtos naturais.

O preço pode variar conforme a forma do produto (cápsulas, gotas etc) e quantidade. Em geral, pode-se encontrar a partir de R$20.

Se você deseja comprar o seu suplemento na comodidade da sua casa, com vantagens exclusivas, como preços baixos, entrega rápida para todo Brasil, compra segura e sigilosa, recomendamos as farmácias Araujo, e Onofre. Lá você vai encontrar as melhores ofertas e produtos de qualidade.

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Como tomar Vitamina D?

A forma de tomar a suplementação de vitamina D deve ser verificada com o seu médico e as recomendações do produto.

Existe injetável?

Sim, além de tomar diariamente a suplementação, há a possibilidade de aplicar a vitamina D injetável mensalmente.

O que significa deficiência e excesso de vitamina D?

mulher tomando sol para adquirir vitamina D

Como tudo na vida, é preciso um equilíbrio. Tanto a deficiência quanto o excesso de vitamina D podem ser prejudiciais à saúde.

No caso da falta da substância, você pode ter o risco aumentado de ter problemas cardíacos, osteoporose, câncer, gripe e resfriado, e doenças autoimunes como esclerose múltipla e diabetes tipo 1.

Em gestantes, ainda aumenta o risco de aborto e favorece a pré-eclâmpsia.

Já nos casos de excesso, pode acontecer uma elevação de cálcio no sangue, o que pode causar a calcificação de vários tecidos (principalmente os rins).

É impossível ter excesso da vitamina pela alimentação, pois os alimentos possuem poucas quantidades da substância.

Também não é possível pela exposição ao sol, pois os raios solares são regulados pela pele.

Por isso este perigo só existe na suplementação desnecessária, portanto, nunca se automedique.

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